33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Em ato pró-Dilma, petistas do Piauí comemoram saída do ministro Levy

Atualizada às 18h48

Grande parte dos petistas que participaram do ato pró-Dilma na praça Pedro II, em Teresina, nesta sexta-feira (18), comemorou a saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda e, consequentemente, a chegada de Nelson Barbosa ao cargo. Cerca de 500 militantes realizaram a manifestação contra o processo de impeachment da presidente.

A senadora Regina Sousa e presidente do PT estadual, por exemplo, admitiu que a maioria dos petistas pedia o afastamento de Levy por não concordar com sua política econômica. Para a parlamentar, o agora ex-ministro era duro, fechado e distante, ou seja, o oposto de Barbosa.

“Nelson Barbosa é mais acessível para conversar. Tem uma origem mais de militante e bem mais próxima da nossa concepção de política econômica”, afirmou, ressaltando que a mudança dará um “refresco” para economia brasileira. “Nelson é mais maleável e da mesma cartilha do PT”, lembrou.

O deputado federal Assis Carvalho definiu como vitoria a saída do ministro. “”Deus é brasileiro e nunca nos abandonou. Era o maior pedido da bancada petista o afastamento do Levy e agora foi atendido. Agora temos razões para termos um Natal mais feliz”, declarou durante a manifestação.

De acordo com o secretário de governo, Merlong Solano, o PT é a favor de um ajuste fiscal, mas não do jeito que Levy impôs. “Era um ajuste duro e de não apoio aos Estados”, comentou.

O ex-secretário de educação, Antonio José Medeiros, acredita que a chegada de Nelson Barbosa vai melhorar a política econômica do país. Ele e outros petistas históricos, além de secretários estaduais participam da manifestação, como Francisco Costa (Saúde) e líderes de outros partidos.

Matéria original

Manifestantes em defesa da permanência da presidente Dilma Rousseff no comando do país estão concentrados na Praça Pedro II, centro de Teresina, na tarde desta sexta-feira (18). São cerca de 500 pessoas. Na ocasião, estão divulgando um manifesto a favor da petista e defendendo o “Fora Cunha”, em referência ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A maioria está vestida de vermelho e munida com bandeiras do PT. O movimento é organizado Frente Brasil Popular do Piauí com o apoio de várias entidades, dentre elas CUT, UJS, MST e os partidos PT, PCdoB e PCO.

A presidente do PT estadual, senadora Regina Sousa e os secretários estaduais Merlong Solano (Governo) e Henrique Rebelo (Sasc) estão presentes no movimento, além de outros gestores e líderes políticos.

Neide Carvalho, coordenadora Frente, disse que é um ato político-cultural em defesa da democracia e que também pede a saída de Eduardo Cunha. “Não existe parâmetro jurídico para o pedido de impeachment. A presidente Dilma é uma mulher de mãos limpas. Se necessário for vamos fazer um levante em Brasília”, declarou.

Durante a manifestação está sendo distribuída uma carta assinada por diversos artistas piauienses. Para Merlong Solano, a manifestação é além da defesa da permanência da presidente Dilma, mas também a favor da democracia. “Se o impeachment acontecer seria uma vitória dos autoritários que não respeitam a democracia”, afirmou.

O artista Dimas Bezerra se apresentou na abertura da manifestação no centro de Teresina.

Veja a carta:

Yala Sena (Flash) / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais