29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPatos do Piauí

Em audiência pública, Prefeitura de Patos do Piauí presta contas à população

Em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar 101/2000), que leva em consideração a transparência da gestão fiscal, a Prefeitura Municipal de Patos do Piauí realizou, no último sábado (23), uma audiência pública de prestação de contas referente ao 3ª quadrimestre do exercício financeiro de 2017.

O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito da primeira dama Edvânia Pires, a Pretinha,  do presidente do Legislativo, Francisco Oséias, do secretariado do município, vereadores e a sociedade civil.

A audiência foi conduzida pelo o assessor técnico da Prefeitura, Francinei Sousa, o Tiney. “Estamos aqui mais uma vez para cumprir uma exigência constitucional, que é apresentação dos relatórios quadrimestrais ou semestrais conforme a opção que o município fez, quando desde 2013 optou por apresentar seus relatórios quadrimestrais onde realizamos três audiências anuais,  uma escolha do prefeito Agenilson Dias,  uma vez, que para ele, assim há uma  interlocução maior com a sociedade,  onde facilita e  ajuda no acompanhamento de um intervalo mais curto de tempo  das informações”, disse  o assessor.

Tiney ainda enfatizou que a transparência é uma marca da gestão. “Além da audiência pública realizamos reuniões com professores e outras categorias de profissionais do município de Patos, também,  mantemos  esse diálogo com todos aqueles que têm interesse em obter informações sobre os serviços e a aplicação dos recursos públicos. Uma  marca dessa administração e a transparência,  esse diálogo com a sociedade, por isso, a busca por essas três audiências anuais ao invés de duas”, afirmou.

O assessor apresentou o relatório fiscal dos meses de setembro  a dezembro de 2017. Segundo os dados apresentados, durante o quadrimestre, o município obedeceu a todos os limites constitucionais, como por exemplo, o  gasto com a saúde, cujo mínimo é 15% e o município gastou 15,82%, e com a educação, cujo mínimo é 25% e Patos do Piauí investiu  31,07%.

A controladora da Prefeitura, Janete Dias, apresentou um relatório das receitas e despesas da  saúde referente todo o ano de 2017. A mesma ainda relatou sobre os grandes problemas que  a Secretaria Municipal de Saúde tem enfrentado para marcar exames. “Antes conseguíamos marcar 160 exames por mês, hoje com muita dificuldade conseguimos agendar 60. Então pedimos  a compreensão da população, principalmente, no sentido, de que quando marcamos um exame o paciente não deixe de fazer, porque o município perde com isso, sem contar que tira a vaga de alguém está precisando”, disse.

Participaram da audiência, também, os secretários de Educação, Penha Veloso, de Finanças, Iranildo Carvalho, de Assitência Social, Goretti Teixeira, de Esporte, Cultura e Lazer, Thales Texeira, Chefe de Gabinete, Luzia Dias, cabo Francisco Sousa, ex-secretário  de Obras, Orlando. Além do vereadores José Hélio,  Adalberto Lopes, Zuleide Costa,  Luiz Evaristo e  Antônio Rufino.

 

 

Fonte:Cidadesnanet

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais