29 C
Piauí
22 de maio de 2022
Cidades em Foco
Destaque Geral

Em ‘bicicleata’, gestão de Toninho alerta a população para a prevenção ao suicídio em Caridade do Piauí

Esse mês é lembrado pela mobilização “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo principal a realização de ações de conscientização para a prevenção do suicídio e valorização da vida. Em Caridade do Piauí, a gestão do prefeito Toninho promoveu uma ‘bicicleata’ pelas principais ruas da cidade, alertando a população para a problemática.

Neste ano, o Setembro Amarelo teve como tema central: “Agir salva Vidas” e foi promovido pelas Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social do município de Caridade do Piauí. O evento foi iniciado com uma concentração em frente ao Posto de Saúde Joaquina Juscelina e percorreu as principais ruas, encerrando em frente a Igreja Católica no centro da cidade.

.

O ciclista Iram Oliveira participou da bicicleata e destacou a importância da mobilização para o município e informou que no domingo, 03 de outubro, será realizado o 3º Bike Test na cidade de Caridade do Piauí. “Mas essa é uma ação muito importante e nós ficamos surpresos pela quantidade de pessoas que fizeram parte do momento, além de ser muito positivo essa mensagem transmitida sobre a questão do suicídio que afeta o país”, afirma.

Iram Oliveira ressaltou, ainda, sobre a importância do esporte na prevenção e relatou que o ciclismo tem contribuído bastante na valorização da vida no Brasil todo. “O ciclismo tem contribuído no mundo todo em relação a muitos jovens que tem até mesmo saído das drogas, e entrado no mundo do esporte, tem trazido muita esperança pra nós e para o mundo”, pontua Iram, que parabenizou a equipe organizadora do evento.

A psicóloga Beatriz da Silva Santos afirma que o objetivo principal do evento foi a sensibilização da população, além da mobilização em relação aos preconceitos e abusos que influenciam bastante. “Nós da gestão do município pensamos de uma maneira que, além de sensibilizar e mobilizar é preciso cuidar. Então estamos realizando plantão psicológico na sede e zona rural do município”, comenta.

Beatriz relata que durante esse mês, a gestão municipal promoveu outras ações como entrega de panfletos e cartazes pelas ruas da cidade e seguirão sempre buscando alertar a população para a prevenção ao suicídio. “Temos um grupo de ciclistas e pensando na potencialização da atividade física, tentando de certo modo ampliar e que as pessoas possam aderir a essa estratégia também, que a saúde mental não só depende de um atendimento psicológico ou de um atendimento médico, mas através de pequenas ações no cotidiano”, finaliza a psicóloga.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais