25.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Em Brasília, governo pede intervenção federal para crise em presídio no Piauí

O governador Wellington Dias e o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, estão em Brasília para se reunirem com o Ministro da Justiça, Torquato Jardim.  A reunião tem como objetivo solicitar intervenção do governo federal na crise que assola o sistema prisional do Estado.

O encontro está previsto para a tarde desta segunda-feira (9). Em entrevista à TV Cidade Verde, o secretário Daniel Oliveira adiantou que irá solicitar a presença da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

A FTIP é formada por agentes penitenciários federais, estaduais e do Distrito Federal. O grupo foi criado pelo governo Federal em janeiro de 2017 quando houve crises no sistema prisional de Manaus e Natal. Segundo o Ministério da Justiça, a força atua dando apoio aos governos estaduais em “situações extraordinárias de grave crise no sistema penitenciário”.

“A intenção é garantir a normalidade dos serviços e segurança da população e recapturar os foragidos. Já transferimos mais de 130 presos da Penitenciária de Esperantina e estamos preparando uma nova transferência. A Força-Tarefa Intervenção Penitenciária é como se uma força nacional, mas para os presídios. Vamos solicitar para garantir que possamos superar esse momento delicado”, disse o secretário.

O secretário disse, ainda, que a Sejus está investigando junto com a Polícia Civil, as circunstâncias das duas fugas registradas na penitenciária em menos de 48 horas. O gestor garante que vai punir os responsáveis.

Dos 85 presos que fugiram da penitenciária de Esperantina entre sexta-feira (6) e a noite desse domingo (8), 32 foram recapturados  e 53 continuam foragidos. Por conta da crise no sistema prisional, a população do município vivencia uma “onda de insegurança” e aulas e serviços públicos sofreram suspensão nesta segunda (9).

Daniel destacou que mais de 70 integrantes das forças de segurança do Estado estão em Esperantina reforçando o policiamento do município.

São 22 homens do Comando de Policiamento Especializado; 10 homens da Tropa de Choque de Teresina; 10 da Força Tática de Esperantina; 6 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 6 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte; e cerca de 20 guarnecendo o presídio do município.

Izabella Pimentel [com informações da TV Cidade Verde]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais