30.7 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPatos do Piauí

Em busca do 3° Selo Unicef, Patos do Piauí promove I Fórum Comunitário

O município de Patos do Piauí realizou nesta terça-feira, 28, no auditório do CRAS, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2017-2020, que teve como finalidade discutir ações para fortalecer a política municipal da infância e adolescência.

O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef e a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Patos do Piauí busca o 3° Selo Unicef, certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios na implementação de programas, ações e políticas públicas em favor das crianças e adolescentes.

A abertura, que contou a participação de autoridades municipais, foi realizada pela Banda Marcial Terezinha Dias, que entoaram os hinos nacional e municipal. Em seguida, aconteceu uma apresentação musical, o cortejo dos direitos  e a apresentação de um cordel do Estatuto da Criança e do Adolescente, feito pelo NUCA,  sendo conduzida pela mobilizadora  Adriana Silva.

A metodologia do Selo Unicef foi apresentada pela secretária de Assistência Social e articuladora local, Maria Gorette, que também apresentou a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, composta por representantes de várias secretarias e membros de diversos setores da sociedade civil organizada, bem como, os membros dos Conselhos Municipais.

Durante o Fórum,  foi apresentado o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, de acordo com os indicadores de impacto social e linha de base, feitos pelas  Secretarias  de Assistência,  Saúde e Educação.

Dos 11 indicadores do relatório da linha de base, Patos, que já foi certificado duas vezes pelo Selo Unicef, tem apenas três  no vermelho, que indica que o município está abaixo da média do grupo de comparação e que será necessário melhorar esse desempenho para pontuar.

Outros cinco indiciadores estão em verde,  que significa que o município apresenta ótimo desempenho e que será necessário manter esse desempenho para pontuar. No verde claro, há dois indicadores, indicando que está acima da média de comparação, e para pontuar, deve manter esse desempenho.  No indicador restante para soma dos 11, não  há casos registrados.

Após a apresentação do diagnóstico, foram divididos os grupos de trabalho, que discutiram  sobre os indicadores de impacto social e apresentaram propostas para melhorar políticas públicas voltadas para infância e adolescência, a partir da elaboração do Plano Municipal de Ação.

Para os indicadores em vermelho, foram apresentados diversas estratégias a serem realizadas, como palestras, campanhas educativas, mobilização, conscientização, ofertar estrutura e profissionais capacitados para trabalharem com o público alvo, desenvolver ações que priorizem a criança e ao adolescente. E para o verde e verde claro, manter e intensificar as ações já desenvolvidas pelo município.

No período da tarde, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef se reuniu para construir o  Plano de Ação.

O município possui atualmente 6.105 habitantes, onde 27,67% vivem na área urbana e 72,33%  na zona rural. De toda a população, 1.919 são crianças e adolescentes  na faixa etária  de 0 a 17 anos.

Prestigiaram o evento, o secretário de Administração, Iranildo Carvalho, representando o prefeito Agenilson Dias, Janete Dias representando a secretária de Saúde, Edvânia Pires,  a secretária de Assistência Social, Maria Gorette,  que também é presidente do CMDCA, secretária de Educação, Penha Veloso, secretário de Esportes, Thales Teixeira, além dos vereadores José Hélio do Santos, Helinho, e Antônio Rufino, Tonhão, bem como representantes de escolas, igrejas, Conselhos Municipais, Conselho Tutelar  e  o NUCA.

Fonte:Cidades na Net

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais