24.1 C
Piauí
9 de julho de 2020
Cidades em Foco
Geral Piauí

Em casa, Marcelo Magno comemora a cura da Covid-19: ‘venci essa batalha’

Após ser diagnosticado com Covid-19, Marcelo Magno comemora a cura em casa — Foto: Reprodução

O apresentador Marcelo Magno, da TV Clube, após receber alta do hospital nesta sexta-feira (27), gravou um vídeo comemorando por ter se curado da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O jornalista foi diagnosticado com a doença no dia 19 de março e estava internado há poucos dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Teresina.

Em vídeo gravado já em casa, Marcelo Magno apresentou o resultado onde atesta que não tem mais a doença. Ele contou que é o primeiro paciente curado do Covid-19 no Piauí.

Marcelo Magno esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo ao apresentar o Jornal Nacional, no dia 7 de março. O jornalista foi internado na UTI após ter seu quadro agravado. Ele precisou ser entubado para, segundo os médicos, que o tratamento surtisse efeito mais rapidamente.

O apresentador passou alguns dias sob ventilação mecânica, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos na UTI. Nessa terça-feira (23), foi retirada a sedação e ele já respirava sem auxílio de aparelhos. Nessa quarta, ele deixou a UTI.

“Agradeço também as manifestações de carinho e quero dizer para as pessoas que eu venci essa batalha”, disse Marcelo Magno.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais