24.9 C
Piauí
23 de setembro de 2021
Cidades em Foco
Geral Lagoa do Barro

Em Conferência, Lagoa do Barro do Piauí discute políticas públicas para Assistência Social

Lagoa do Barro do Piauí realiza 10ª Conferência de Assistência Social - Fotos: Ascom

A Prefeitura de Lagoa do Barro do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, realizou, nesta terça-feira, 14 de setembro, a X Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito Gilson Nunes, vereadores, secretários municipais, professores e população em geral.

A Conferência Municipal abordou como tema central “Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O tema e os eixos norteadores da Conferência foram explanados pela assistente social Janaína Carvalho, que Técnica de Referência do Paefi/CREAS, de Teresina.

Durante o evento, o prefeito Gilson Nunes destaca que a Conferência é um momento oportuno para a comunidade apresentar propostas com base no tema abordado, opinando e contribuindo para as políticas públicas municipais. “São vários eixos abordados aqui, consequentemente serão discutidos a nível estadual e nacional”, comenta o prefeito Gilson Nunes.  

O prefeito relata que não basta somente debater e quando finalizar a Conferência as ações discutidas serem esquecidas, seja por parte do Poder Executivo, Secretaria ou Sociedade. “É importante o debate em equipe, para que nós do município possamos estar debatendo um tema voltado para a Assistência Social e mais importante é colocarmos em prática essa ação”, pontua Gilson Nunes.

O secretário de assistência social Geovane Coelho afirma que o tema da Conferência traz uma reflexão sobre vários aspectos enquanto gestão, trabalhadores do SUAS e usuários das políticas de Assistência Social. Ele enfatiza o apoio que o prefeito Gilson sempre faz o possível para manter os serviços de assistência social e agradeceu o apoio do gestor nas ações da pasta.

“Primeiro, pelo direito de serviços e programas ofertados com igualdade e equidade, a todos que necessitar e depois o maior desafio que estamos vivenciando hoje enquanto gestão que é o financiamento por parte do governo federal, para que possamos garantir todos os direitos aos usuários que tem e em busca dos serviços ofertados pela assistência social”, fala Geovane Coelho.

O secretário destaca, ainda, que a Conferência é o momento da união de forças para lutar e elaborar propostas para a melhoria de políticas públicas de Assistência Social no município. “Obrigado por estarem aqui mesmo diante dessa pandemia que, ainda, não acabou. E espero que fiquem até o final e proponham ações de acordo com os eixos que serão apresentados”, finaliza Geovane Coelho.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para a partir dos eixos norteadores, discutirem a sua realidade atual e as perspectivas. Cada grupo elaborou propostas para a implementação das políticas públicas de assistência social a nível municipal, estadual e nacional. As proposições de cada grupo foram apresentadas na plenária final e aprovadas. Ao final, também foram eleitos os delegados titulares e suplentes que irão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em Teresina.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais