30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralLagoa do BarroSaúde

Em Conferência, população discute melhorias para o sistema de saúde de Lagoa do Barro do Piauí

Fotos: Fernando Ponce

A fim de debater ações e elaborar propostas de melhorias para o sistema de saúde do município. A Prefeitura de Lagoa do Barro do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou, nesta terça-feira, 30 de novembro, a VIII Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central: “A saúde que temos e a saúde que precisamos, hoje e no futuro”. O evento foi realizado no Salão Paroquia.

Marcou presença na solenidade, o prefeito Gilson Nunes, do vice-prefeito Dudu, do secretário de saúde Marquino Rocha, dos vereadores, secretários municipais, profissionais da área da saúde e sociedade civil organizada. A Conferência de Saúde são espaços democráticos de construção de Políticas de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera.

O prefeito Gilson Nunes afirmou que a Conferência Municipal de Saúde é um momento oportuno para debates importantes com o objetivo de formular propostas para garantir políticas públicas em saúde. O gestor enfatiza que sua gestão sempre busca melhorias para a estrutura da saúde, com profissionais capacitados e atendimentos na zona urbana e rural do município.

No seu pronunciamento, o secretário de saúde, Marquino Rocha, fez uma breve retrospectiva desde o momento que surgiu o coronavírus, mostrando o trabalho realizado pelo município, fazendo agradecimentos aos profissionais que estiveram envolvidos nas ações e falou da importância da conferência para a saúde do município.

Marquino Rocha destacou a importância do momento que reuniu a gestão e sociedade, discutindo sobre a situação da saúde do município e o que precisa reorganizar por conta da pandemia para que ano que vem retorne os serviços de atenção primária com 100% de efetividade. “Foi também um momento de elaborar propostas do qual vai nortear a construção do Plano Municipal de Saúde”, comenta.

A Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

Durante a Conferência, o palestrante Baruc Bandeira, explanou sobre o tema central e seus respectivos eixos temáticos e, em seguida, foi dividido grupos que discutiram e elaboraram propostas de acordo com os eixos norteadores da Conferência. Dando continuidade, foi apresentando as propostas elaboradas e aprovadas na plenária final. Por fim, foi escolhido os delegados e entregue os certificados para os participantes do evento.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais