35.3 C
Piauí
27 de julho de 2021
Cidades em Foco
Geral Política

Em encontro com Elmano Férrer, ministra destaca expansão do agronegócio do Piauí

Senador Elmano Férrer - Foto:Arquivo/CidadeVerde.com

O senador Elmano Férrer (PP/PI) e a ministra Tereza Cristina (Agricultura) exaltaram o agronegócio piauiense, durante um encontro em Brasília, nesta terça, na sede do Ministério. O parlamentar piauiense, que tem trabalhado muito pela ampliação das infraestruturas viária e logística na região dos cerrados, no sul do estado, ouviu muitos elogios da ministra em relação ao desempenho do nosso agronegócio, que registra safras recordes a cada ano e responde por mais de 90% das exportações do estado.

Tereza Cristina destacou a expansão da área cultivada, o uso de alta tecnologia e o aumento da produtividade nos cerrados piauienses. “O que a gente vê hoje no sul do Piaui é uma agricultura moderna, sustentável e com alta produtividade”, observa a ministra. Ela também ressaltou a importância do setor para a economia do estado e, em especial, para a geração de emprego e renda. “A expansão do agronegócio tem um grande impacto no PIB do Piauí e abre um horizonte para o desenvolvimento mais acelerado do estado”, avalia a ministra, que, neste encontro com Elmano, anunciou que visitará os cerrados piauienses em setembro.

Já o senador Elmano Férrer enfatizou que o agronegócio é o motor da retomada econômica, com crescimento bem mais acelerado do que os outros setores da economia. “Conforme o IBGE, o PIB nacional cresceu 1,2% no primeiro trimestre deste ano, enquanto a expansão do agronegócio, no mesmo período, foi de 5,7%. Em relação ao Piauí, tem um levantamento realizado pela MB Associados mostrando que o PIB do estado, em 2021, deve registrar o quarto maior crescimento no país. E isso é graças ao nosso agronegócio”, comemora Elmano.

Mas, o senador observa que o agronegócio do estado ainda enfrenta muitos gargalos, como a carência de estradas e o baixo fornecimento de energia. “Felizmente, avançamos muito nos últimos dois anos, com a realização de grandes obras federais de infraestrutura, incluindo o alargamento da BR-135, nossa ‘Rodovia da Soja’; a construção e modernização de outras BRs; e a inauguração da ponte de Santa Filomena. Agora, em parceria com o senador Ciro Nogueira, estamos viabilizando a construção de uma segunda ponte sobre o rio Parnaíba na região dos cerrados”, informa.

Soja e milho
O Piauí é 11º maior produtor de grãos do país e o 3º maior do Nordeste, atrás da Bahia e do Maranhão. A safra 2020/2021 registra um novo recorde, com mais de 5,2 milhões de toneladas de grãos, em uma área plantada superior a 800 mil hectares. O principal produto do agronegócio piauiense é a soja, com cerca de 2,8 milhões de toneladas colhidas. Em seguida vem o milho, com cerca de 1,6 milhões de toneladas. Os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus e Santa Filomena são os maiores produtores de grãos do estado.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais