27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

Em Jacobina, acadêmicos de Enfermagem da UESPI promovem palestra sobre “Cuidados Maternos e Neonatais”

O vereador Alex Oliveira e o secretário de saúde Gilmar Carvalho participaram do evento!

A cidade de Jacobina do Piauí recebeu, na manhã desta quarta-feira, 01 de setembro, um grupo de acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que executa neste período de pandemia um Projeto de Extensão intitulado: “Autocuidado de Gestantes e Puérperas e cuidados com o recém-nascido”, na região. Agora o evento foi realizado na sede da Câmara Municipal de Vereadores, no Centro de Jacobina.

No Plenário Joaquim Rodrigues Sobrinho, as jovens acadêmicas do curso de enfermagem da UESPI de Picos realizaram uma palestra abordando os “Cuidados Maternos e Neonatais’, com ênfase no tema central do Projeto de Extensão que é “Autocuidado de Gestantes e Puérperas e cuidados com o recém-nascido”, destacando e detalhando os cuidados necessários para com os bebês das futuras mamães que estavam presentes no evento.

A acadêmica, Vitória Costa, afirmou que o projeto foi idealizado pela sua colega de classe, Marcilene Luz, que por motivos maiores, não pôde comparecer ao evento em Jacobina.  “A gente observou muito que ficava essa carência, por já ser um período sensível para as mulheres e tudo, a pandemia ainda, trouxe muitas dúvidas”, explica a aluna, acrescentando que o projeto já passou por várias cidades, falando sobre os cuidados com recém-nascidos, com a amamentação durante o período de parto no Hospital.

Vitória Costa relata que a gestação é um momento que traz uma sensibilidade muito grande para a mulher, onde será uma mudança total na sua realidade, que vai receber um novo integrante para a família e vai mudar questões familiares e sociais. “E no período da pandemia que já é um período que trouxe aquela apreensão “do que será?” Essa discussão busca tentar acalmar e conscientizar mais elas, que com mais informações elas vão saber quais os cuidados necessários a se tomar”, pontua a estudante.

O presidente da Câmara, o vereador Francisco de Assis Sousa, o Dedé, foi um dos incentivadores para a vinda do Projeto para Jacobina. Ele destacou que o projeto é muito importante para a cidade, pois trouxe informações valiosas para as futuras mamães do município. “A aluna Carol que faz parte do Projeto é minha prima e escolheu nossa cidade para realizar esse Projeto. Então nossa cidade está de parabéns por ter sido contemplado com esse projeto maravilhoso”, comentou.

Dedé enfatizou que as alunas contribuíram com bastante informação para as gestantes e mães, que aprenderam como lidar com os bebés no dia a dia, e destacou que como agente do povo vai sempre em busca de mais conhecimentos e projetos para o município. “As gestantes aprenderam como lidar com os bebês no dia a dia, amamentação, limpeza, banho e tudo mais, foi algo muito produtivo. até aqui sem cobrar nada, para repassar o conhecimento que elas adquiriram para nós”, finalizou o vereador.

O evento foi realizado em parceria com a gestão do prefeito GD, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente da pasta o secretário Gilmar Carvalho, que ao lado do prefeito e do vereador Dedé, acolheram o projeto para trazer até o município de Jacobina do Piauí.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais