30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíMunicípios

EM JACOBINA: Obras de construção de escola são paralisadas e prejudica alunos; secretário explica motivos e culpa ex-prefeito

As obras de construção de uma escola modelo na cidade de Jacobina do Piauí estão paralisadas há cerca de oito meses. Em entrevista, o secretário municipal de Finanças, Erasmo Sousa, falou sobre o problema e afirmou que se trata de mais um mal feito deixado pelo ex-prefeito do município, José de Oliveira Filho, o Zé Filho (PT).

O projeto prevê que sejam investidos um montante de recursos superior a 1,6 milhões de reais, para a construção de uma escola padrão FNDE, com seis salas de aula, dois laboratórios, uma biblioteca e uma quadra poliesportiva. No entanto, o sonho dos alunos matriculados no Ensino Médio – modalidade ofertada pela na Rede Estadual de Ensino -, de estudarem numa escola com toda a infraestrutura necessária, foi adiado, frustrando as expectativas da comunidade escolar.

DSC_0079

 

As obras, segundo o termo de aditivo 03/14, ao contrato nº 197/2013, deveriam ter sido concluídas pela Construtora Norma LTDA. até 27 de fevereiro de 2015. Só que mais uma vez o prazo estipulado não foi cumprido. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí, o referido contrato firmado entre a empresa e a Secretaria Estadual de Educação, teve o prazo de vigência prorrogado até 31 de dezembro de 2015.

DSC_0078

O secretário relatou que, diante da paralisação das obras, a prefeita Juscirene Oliveira de Almeida Sousa (Mocinha) foi até a Seduc buscar informações. “Achávamos que seria falta de recursos, mas notamos que em outros municípios as obras estavam em andamento. Só ao procurarmos a Seduc constatamos que se tratava de outro grave problema, de mais uma atitude desonesta do ex-prefeito”, disse.

Erasmo jacobina

O impasse na levou a empresa responsável a paralisar a obra. Segundo afirmou Erasmo, na ação, o suposto proprietário pede um valor de 80 mil reais pelo terreno. “Estão querendo vender um terreno que é de propriedade do Estado. É como se fosse um sequestro do dinheiro público, uma chantagem: ou dá o dinheiro, ou a obra não sai”, disse.

“E mais uma vez a população e os alunos é quem sofrem as consequências dos atos do ex-prefeito. […] O município está precisando da nova escola, pois os alunos da rede estadual estão estudando numa escola do município, a Escola Municipal Severo Rocha, que é insuficiente e está em péssimas condições, precisando de reforma”, disse Erasmo.

Outro caso
O secretário de Finanças ressaltou que esse não é o primeiro caso de doação ilegal de terrenos do município praticado pelo ex-prefeito Zé Filho. “Nós estamos construindo uma outra quadra poliesportiva coberta por trás da Escola Municipal Severo Rocha, e quando fomos iniciar a obra, apareceram donos do terreno”, disse. Para não paralisar ou até mesmo perder a obra, Erasmo disse que o município teve que comprar o terreno de dois supostos proprietários, investindo 28 mil reais.

DSC_0100
POLIESPORTIVO SENDO CONSTRUÍDO AO LADO DO SEVERO ROCHA

 

 

 

 

 

Fonte: Cidades na Net

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais