24.5 C
Jacobina do Piauí
19 de março de 2024
Cidades em Foco
EsportesGeralPiauí

Em Jaicós, secretários se reúnem para discutir I Copa AMVI, que inicia em fevereiro, com R$ 50 mil em premiação

A Associação dos Municípios do Vale do Itaim, está se preparando para realizar a I Copa AMVI de Futebol Amador, que chega com a promessa de ser a maior Copa Regional do Piauí. A expectativa é que 30 municípios da região participem da competição.

Integrando o processo de organização da Copa, a AMVI, que tem como presidente o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, realizou em Jaicós, na manhã desta sexta-feira (26), uma reunião com secretários de esportes dos municípios que fazem parte da associação.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social, e contou com a participação de representantes dos municípios de Jaicós, Caridade, Massapê do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos, Curral Novo do Piauí, Patos, Marcolândia e Fronteiras.

Durante o encontro, que foi conduzido pelo Coordenador Geral da Copa, Francisco Manoel de Sousa Neto, o Tico Neto, foram discutidas as questões técnicas da copa, como o início da competição, séries, cidades sedes e alguns pontos do regulamento.

“São muitos conteúdos a discutirmos com os secretários, estamos pedindo a opinião deles, pois a Copa Amvi é uma competição que estamos trabalhando em consenso com todos os municípios, para que seja positivo e todos estejam de acordo com a forma de realização” destacou Tico Neto.

A Copa Amvi está prevista para iniciar na 1ª semana de fevereiro e a premiação total estimada é de 50 a 60 mil reais. O local da abertura oficial da competição ainda será definido, mas há a possibilidade de que ocorra em Paulistana ou Fronteiras. Os jogos da competição serão realizados aos finais de semana, podendo abranger também feriados.

A grande final da I Copa Amvi, já foi confirmada para a cidade de Caridade do Piauí. Segundo Tico Neto, para as próximas edições, o objetivo é que a cada ano a final aconteça em um município, que deverá ser definido antes do início da competição.

Com relação aos jogos, a ideia inicial é que aconteçam em cidades que possuem estrutura com campos gramados e murados. Porém, o fato levantou questionamentos por parte dos secretários e deve ser reavaliado para uma decisão final.

A organização do evento pretende realizar vistorias nos estádios para avaliar se há a estrutura necessária para recepcionar os jogos.

Sobre a taxa de inscrição na copa, o coordenador informou que ainda não há o valor definido, mas que acredita que deve ser fixado entre 1.500 e 3 mil reais.

O Coordenador disse que a competição é muito esperada pelos municípios. “A expectativa está grande, os municípios estão ansiosos para o início da competição. Sabemos que há muito trabalho a ser realizado, mas temos um carinho muito grande em ajudar os municípios a desenvolver o esporte. A pandemia graças a Deus está amenizando e o pessoal está ansioso pelas competições, que já estão acontecendo em muitos municípios. Vamos buscar ajudar as cidades, pois queremos ver um bom futebol na região”.

Ele ainda falou que o intuito é ajudar os municípios a desenvolver o esporte. “Nosso presidente Antoniel gosta muito do esporte, apoia, e a gente está tentando fazer com que cada vez mais o esporte seja valorizado nos municípios, que se desenvolva. Buscamos valorizar os jogadores prata da casa dos municípios, para que eles possam, quem sabe, serem futuramente profissionais na região”.

O secretário anfitrião, Osmildo Oliveira, disse que Jaicós acolhe a Copa Amvi com alegria. “Ficamos muito felizes pelo prefeito Toninho ter selecionado Jaicós para receber essa reunião, que é um pontapé da Copa Amvi. Já foram confirmados 20 participantes e com certeza Jaicós vai estar presente também. Para nossa cidade é de grande importância, pois a gente vem há 2 anos sem ter campeonato e essa copa vai ampliar o futebol. Com certeza Jaicós vai abraçar esse grande evento, montar uma seleção forte para competir e quem sabe até ser campeão”.

Osmildo ainda falou que a cidade vive a expectativa da conclusão da obra do estádio, para poder sediar importantes competições. “Infelizmente Jaicós não vai poder ser um sede da competição, mas estamos lutando juntamente com o prefeito para concluir a colocação da grama, que já foi feita 50%. Conversei com o Neném ontem e ele disse que o resto da grama está chegando. E com o estádio pronto, gramado, o futebol de Jaicós só vem a melhorar”.

Jaicós, Marcolândia, Simões, Caldeirão Grande, Belém do Piauí, Queimada Nova, Lagoa do Barro, Acauã, Paulistana, Jacobina, Patos, Vila Nova, Campo Grande, Monsenhor Hipólito, Fronteiras, Francisco Macedo, Santa Cruz, Simplício Mendes e Floresta do Piauí, já confirmaram participação na Copa.

Também estiveram na reunião, Francisco Ivan de Araújo, secretário de finanças da Amvi, Erco Mesaque, Romário e Robério (Curral Novo), Eduardo Abraão Silva, secretário de Esportes, e Paulo Kaique Sousa, coordenador de eventos (Marcolândia), Harlan de Sousa Campos, gerente de esportes em Fronteiras, Roberto Carvalho, secretário de Esportes em Massapê do Piauí, Edson Ribeiro, secretário de Esportes e Josafá Dias (Belém do Piauí), Marcondes Costa Oliveira, secretário de Esportes em Patos do Piauí, Jailson de Oliveira, secretário de Esportes em Caridade do Piauí, Vagner Roberto, secretário de Esportes em Fronteiras, vereador Antônio Francisco de Carvalho, e Pedro Lucas (Caridade).

Com informações e fotos: Cidades na Net

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais