22.7 C
Piauí
19 de maio de 2019
Cidades em Foco
Geral Internacional

Em MG, Anastasia lidera pro governo e Dilma pro Senado

A pesquisa Datafolha sobre a eleição em Minas Gerais, divulgada nesta quinta-feira (20), mostra que o candidato do PSDB, Antonio Anastasia, oscilou um ponto percentual para mais, marcando 33% das intenções de voto e mantendo a liderança. Em segundo lugar, o governador Fernando Pimentel (PT), que concorre à reeleição, também oscilou um ponto para mais, chegando a 23%.

A última pesquisa Datafolha havia sido divulgada em 6 de setembro. Na primeira sondagem, publicada em 22 de agosto, o tucano tinha 29% das intenções de voto e o petista, 20%.

Em terceiro lugar está o candidato do Novo, Romeu Zema, que oscilou de 5% para 7%. João Batista dos Mares Guia (Rede) tem 3%, Adalclever Lopes (MDB) tem 3% e Dirlene Marques (PSOL) tem 2%. Jordano Metalúrgico (PSTU) e Claudiney Dulim (Avante) não pontuaram.

Brancos e nulos caíram de 25% para 20%. Outros 9% não sabem em quem votar.

A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ouviu 1.302 eleitores em 69 municípios entre 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro é MG 04289/2018 no Tribunal Superior Eleitoral.

O Datafolha constatou que 74% dos eleitores não sabem ou erraram o número de Anastasia. Para Pimentel, o índice é de 72%. Para 47% dos eleitores do tucano e para 60% dos eleitores do petista, o voto ainda pode mudar.
O maior índice de rejeição é de Pimentel, com 38%. Anastasia marca 26%. Numa simulação de segundo turno, o tucano vence com 43% contra 33%.

Na disputa ao Senado, Dilma Rousseff (PT) segue liderando com 29%. Para a segunda vaga, há um empate entre Carlos Viana (PHS, com 14%), Rodrigo Pacheco (DEM, com 13%) e Dinis Pinheiro (SD, com 10%).

Rodrigo Paiva (Novo) tem 7%, Fábio Cherem (PDT) tem 7%, Coronel Lacerda (PPL) tem 6%, Miguel Correa (PT) tem 6%, Professor Túlio Lopes (PCB) tem 5%, Bidpo Damasceno (PPL) tem 5%, Vanessa Portugal (PSTU) tem 5%, Kaká Menezes (Rede) tem 2%, Adson André (Avante) tem 1%, Duda Salabert (PSOL) tem 1%.

PERFIS
A pesquisa mostrou ainda que Pimentel se aproxima de Anastasia entre os eleitores de até 24 anos -32% contra 30%. A diferença entre ambos se amplia para 13 pontos entre os eleitores de 45 a 59 anos e vai a 20 pontos entre os que têm mais de 60 anos.

Entre os eleitores com ensino superior a diferença alcança 16 pontos (36% a 20%), enquanto é de 9 pontos entre os eleitores com ensino fundamental (32% a 23%).

A maior disparidade entre o tucano e o petista ocorre entre os eleitores com mais de dez salários mínimos: Anastasia tem 52% das intenções de voto e Pimentel, 17%.

Entre os brancos, Anastasia marca 38% e Pimentel 17%. Já entre os pretos, a diferença cai para dois pontos, 32% para o tucano e 30% para o petista.

A ex-presidente Dilma também pontua mais entre pretos (37%) do que entre brancos (24%). A petista tem 32% das intenções de voto entre a população com até dois salários mínimos e 18% entre aqueles com mais de dez salários mínimos.

Seu índice de votação de 31% no interior cai para 22% na região metropolitana.

(FOLHAPRESS)

Notícias relacionadas

Fotos dos shows de Lamarck, Márcia Fellipe e Sorriso de Menina em Padre Marcos

Junior Oliveira

Preso suspeito que fingia ser político para extorquir vítimas no Piauí

Junior Oliveira

Mulheres trabalham duas vezes mais que homens dentro de casa

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais