22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Em nota, CRM reforça a importância do uso de máscara mesmo com flexibilização no Piauí

Máscara / Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) divulgou nesta segunda-feira (14) uma nota à sociedade onde reforça que a população pode continuar utilizando máscara facial, mesmo com a liberação por parte dos gestores municipais, como é o caso de Teresina que a partir de hoje o uso do material deixa de ser obrigatório em espaços abertos.

Na nota o CRM destacou que com a vacinação, o mundo caminha cada vez mais para uma situação de endemia, que é quando a quantidade de casos e mortes relacionadas a uma determinada doença se mantém constantes.

Diante disso, alguns gestores já estão liberando o uso de máscaras no país. Em Teresina, o prefeito Dr. Pessoa (MDB) determinou uma flexibilização e a partir de hoje o uso de máscaras faciais deixa de ser obrigatório em espaços abertos. A partir de 28 de março, deve ocorrer a liberação até mesmo em espaços fechados. O governador Wellington Dias (PT) ainda não publicou nenhum decreto nesse sentido.

Apesar da situação, o CRM afirmou que o uso do material é importante e destacou que a população pode continuar usando, mesmo com o fim da obrigatoriedade, já que é uma forma eficaz de proteção.

“O CRM-PI reitera que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso dessas como medida de proteção contra a infecção pelo coronavírus e outros vírus de transmissão respiratória. Aqueles que assim desejarem poderão continuar utilizando a proteção e o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e outras comorbidades”, pontuou.

A instituição ainda destacou a importância da vacinação e da garantia de algumas medidas sanitárias para a proteção contra a doença.

“O Conselho reforça que a população procure completar seu esquema vacinal, respeite o isolamento quando for diagnosticado com a Covid-19 e continue praticando a higienização das mãos. Dessa forma poderemos conviver com a doença e retomar as atividades diárias tais quais eram antes da pandemia”, pontuou.

A próxima reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) acontece nesta segunda-feira, e a liberação do uso das máscaras em todo o estado será discutida.

Nota do CRM

Faz exatamente dois anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da pandemia da COVID-19. Durante este período, o mundo perdeu 6 milhões de vidas para a doença, incluindo mais de 655 mil no Brasil e mais de
7.600 no estado do Piauí.

Com o avanço da vacinação, o desenvolvimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 causadoras de doença mais leve e a própria exposição da população ao micro-organismo com desenvolvimento de imunidade, o mundo caminha cada vez mais para uma situação de endemia, que é quando a quantidade de casos e mortes relacionadas a uma determinada doença se mantém constantes.

Diante disso, autoridades sanitárias e governantes ao redor do mundo começam a relaxar as medidas de contenção da transmissão da doença, como uso de máscaras, distanciamento social e proibição de eventos.

O município de Teresina deu o primeiro passo neste sentido, por meio do Decreto Nº 22.200, de 7 de março de 2022, o qual dispõe sobre a flexibilização gradual das medidas não farmacológicas de contenção da COVID-19 em Teresina, ao revogar a obrigatoriedade do uso de máscaras durante atividades ao ar livre a partir de 14 de março de 2022, excetuando-se shows e espetáculos.

O CRM-PI reitera que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso dessas como medida de proteção contra a infecção pelo coronavírus e outros vírus de transmissão respiratória. Aqueles que assim desejarem poderão continuar utilizando a proteção e o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e outras comorbidades.

Por fim, o Conselho reforça que a população procure completar seu esquema vacinal, respeite o isolamento quando for diagnosticado com a Covid-19 e continue praticando a higienização das mãos. Dessa forma poderemos conviver com a doença e retomar as atividades diárias tais quais eram antes da pandemia.
Conselho Regional de Medicina Do Estado Do Piauí – CRM-PI

Fonte: Bárbara Rodrigues / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais