31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralJaicós

Em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Jaicós oferta cursos de artesanato e aromatizantes caseiros

A Prefeitura Municipal de Jaicós, em parceria com o Sebrae, tem realizado, desde o mês de dezembro, oficinas que propiciem o empreendimento para os jaicoenses. Neste final de semana foram ministradas oficinas de artesanato com papelão e aromatizantes.

Este é um projeto intitulado “Do lixo ao luxo”, cuja proposta foi enviada pela Prefeitura de Jaicós ao Sebrae de Picos e dirigido por consultores do Sebrae de Teresina, que foram os responsáveis por montarem o projeto.

A consultora Marina Simão declarou que mais de R$ 5.000,00 entrarão nesta segunda-feira (21) com a venda dos produtos que foram fabricados em apenas uma manhã de oficina.

Marina Simão

“Tivemos as oficinas de aromatizantes, que é o aroma de casa, desinfetante, o perfume de carro, e uma grande novidade, que foi o sanitizante, conhecido por ser “mata-vírus”. No turno do sábado pela manhã tivemos a participação de 30 pessoas, onde conseguimos fabricar mais de 300 produtos que trarão mais de R$ 5.000,00 em vendas para a cidade. Foi formado um grupo de 15 pessoas que venderão esses produtos nesta segunda-feira, em uma barraca que ficará em frente à prefeitura”, declarou ela.

Marina Simão ressaltou que todo o dinheiro será distribuído entre as participantes que demonstraram interesse em empreender no ramo de fabricação de aromatizantes caseiros, destacando a consciência ambiental e técnicas de empreendedorismo.

“Nossa proposta é mostrar que o lixo vira luxo e que o descarte da garrafa, da tampinha, do retalho, tudo isso é dinheiro. É mais de cinco mil reais para Jaicós em um único final de semana. Todo o dinheiro arrecadado será dividido entre as pessoas que venderão para que elas empreendam com a venda dos produtos. É preciso destacar a conscientização ambiental através da reciclagem e, acima de tudo, empreendedorismo do lixo. São trabalhadas as características do comportamento do empreendedor como busca de oportunidades e iniciativas, planejamento, estabelecimento de metas, poder de persuasão e autoconfiança”, disse.

Ricardo Bandeira, que também é consultor do Sebrae, relatou que o projeto tomou uma proporção maior do que a esperada, mas que tem tido um resultado positivo na cidade.

Ricardo Bandeira

“O projeto tomou uma proporção maior do que planejávamos. Como por exemplo, o projeto de reciclar seria apenas ensinar a separar o lixo orgânico (restos de alimentos) do sólido (papelão, madeira, ferro, garrafas pets e de vidro, etc). Vimos que precisaríamos envolver toda a cidade. Então realizamos uma pesquisa com mais de 2.000 jaicoenses e envolvemos os catadores e pessoas que trabalham no lixão. Então iniciamos as oficinas que estão tendo uma aceitação grande”, falou ele.

O consultor pontuou ainda o desempenho do prefeito Neném de Edite em suprir os catadores que atuam no lixão com equipamentos básicos de segurança, como botas e luvas, o que eles não possuíam. Ele falou também que um galpão para seleção do lixo será construído no município.

“Em dezembro visitamos os catadores do lixão e ficamos comovidos, pois vimos muitos deles trabalhando sem proteção. Então, através do prefeito Neném de Edite – que está nos dando a maior força –, conseguimos botas, luvas e doamos a essas pessoas. O prefeito também prometeu fazer um galpão para seleção do lixo e deve ser iniciado agora em março. Outra grande conquista que obtivemos foi com os empresários, pois agora eles fazem separação do lixo, facilitando, assim, a vida dos catadores”, declarou.

Magno Oliveira, mineiro de Belo Horizonte e residente em Jaicós há sete anos, possui habilidade no trabalho com papelão. Tendo isso em vista, os consultores do Sebrae o convidaram a ministrar uma oficina neste final de semana. As oficineiras tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar porta-treco, porta-lápis, bibelôs para decoração e réplicas de brinquedos infantis.

Magno Oliveira

“Esta é a segunda vez que entrei em uma sala para ensinar artesanato em papelão. Na primeira vez foi para crianças e, desta vez, para adultos. A experiência foi ótima. Fiquei feliz por ver que algumas pessoas gostam de aprender. Me senti realizado em fazer algo por alguém e espero ter mais oportunidades para repassar meu conhecimento. O papelão nos dá possibilidades infinitas para criarmos coisas e espero que eles levem consigo essas oportunidades infinitas que podem fazer para dentro de casa e para vender”, disse ele.

Interessados em adquirir os produtos ou conhecer os trabalhos desenvolvidos nas oficinas, poderão encontrá-los nesta segunda-feira (21), em uma barraca em frente à Prefeitura Municipal de Jaicós.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais