31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralMunicípiosPaulistana

Em Paulistana, Dilma anda de trem e quer inaugurar Transnordestina em 2016

A Presidente Dilma Rousseff (PT) chegou ao município de Paulistana (452 km de Teresina), ao Sudeste do Estado, por volta das 11h40 desta sexta-feira (11) e visitou as obras de construção da Ferrovia Transnordestina. Dilma fez um passeio inaugural no trem da ferrovia por cerca de 100 metros, tirou uma foto oficial com os trabalhadores da obra e depois apresentou como vai funcionar a Transnordestina a partir de agora.

A obra, que tem previsão de conclusão para o ano de 2018 será antecipada, isso porque a presidente afirmou que quer voltar à cidade em 2016 para realizar a inauguração da Transnordestina. Logo em seguida, a chefe do poder executivo observou como funciona os trabalhos da obra ao lado de ministros e autoridades.

11092015-_T3A6246-Editar

Dilma anunciou em seu pronunciamento os valores investidos pelo Governo Federal, assim como o prazo para entrega. Participaram da solenidade o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, e do Trabalho Manoel Dias, além de autoridades piauienses. O governador Wellington Dias, acompanha a visita da chefe do Poder Executivo.

A obra movimenta a economia local e gera renda e emprego. O operário Gilmar Almeida, trabalha há 8 meses na obra, mas já tinha trabalho em 2010, o que significa que só no Piauí a obra ja dura 5 anos. Ele é natural de Acauã, mas trabalha em Paulistana por ter um rendimento mensal melhor. “Melhorou a nossa renda e qualidade de vida ficou muito melhor”, acrescentou o trabalhador.

A Transnordestina gera mais de 3 mil empregos diretos somente no Piauí, ao todo 6 mil trabalhadores serão beneficiados já que atingirá 3 estados e 81 municípios destes, 18 são de cidades do Piauí, dessas 300 pontes que serão construídas a maior vai ficar na região de Paulistana, obra que vai mudar o sertão do Piauí e começou desde 2008 com grandes avanços.

Os trabalhadores seguem em ritmo acelerado com as obras de construção da Transnordestina.

Transnordestina
A Ferrovia Transnordestina abrange os Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Sua construção possibilitará o escoamento de produtos do sertão nordestino pelos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). A extensão total da ferrovia é de 1.753 quilômetros e vai passar por 81 municípios dos três estados. Atualmente, a obra emprega mais de três mil operários apenas no Piauí e mais de seis mil no total.

O objetivo do projeto é aumentar a competitividade da produção agrícola, já que contará com uma moderna logística que vai unir uma linha férrea de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.

Quando estiver operando, a ferrovia terá capacidade para transportar até 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para minério de ferro, grãos (soja, farelo de soja, milho, algodão) e gipsita (gesso agrícola que tem aplicação como corretivo do solo e como gesso industrial). A ferrovia estimulará investimentos em outros setores, como os de cimento, clínquer (matéria-prima para a produção do cimento), combustíveis e fertilizantes, além de ser uma nova opção para o escoamento da produção do polo de fruticultura irrigada de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

 

Image title

 

 

Image title

 

 

Image title

 

 

 

Image title

 

 

Image title

 

 

Image title

 

 

Image title

 

 

Image title

 

 

 

Image title

 

 

Image title

 

 

 

Image title

 

 

Image title

 

 

Image title

 

 

Image title

 

Fonte: Meio Norte

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais