25.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosSaúde

Em Picos, Hospital Regional Justino Luz realizou campanha remota de prevenção ao suicídio

Foto reprodução

O nono mês do ano é marcado pela campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e propor um diálogo aberto sobre o tema, buscando assim, reduzir o número de casos e alertar às famílias e amigos sobre pessoas próximas que podem estar precisando de ajuda. Com o tema “HRJL a favor de você”, as coordenações de Humanização e Comunicação do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, elaboraram uma campanha remota para este ano, tendo em vista o distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19.

A campanha “HRJL a favor de você” aconteceu pela rede social Instagram do hospital, com vídeos falando sobre a prevenção ao suicídio, visando desmistificar os tabus a cerca do assunto.

Nesta última quinta-feira (10), quando se comemorou o “dia D” de conscientização à prevenção ao suicídio, aconteceu um minuto de apoio dentro da unidade de saúde com os colaboradores e pacientes.

O psicólogo Moisés Nascimento explica como aconteceu e pede o engajamento de todos na campanha, afinal, trata-se em ajudar a salvar vidas. “Por conta do distanciamento social,  idealizamos essa campanha de uma forma remota, sem contato físico, mas sempre preocupados com a prevenção ao suicídio. Então, às 11h da manhã desta quinta-feira, paramos por um minuto para dizer ao nosso colega de trabalho a importância da vida dele para nós. Falei com todos pelo sistema de som do hospital e contamos com a participação de todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes”.

Os colaboradores participaram de onde estavam, em seus setores.

Esta semana, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou o “Projeto Conectados à Vida” que realiza o atendimento psicoterapêutico online aos profissionais de saúde da gestão estadual que estão na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Através da site – www.conectadosavida.com.br, os profissionais de saúde podem ter acesso a salas de atendimento virtual de maneira gratuita e sigilosa.

Os psicólogos foram treinados para atendimento à distância. Para que isso aconteça, basta o profissional de saúde acessar o site, clicar no link “profissional sesapi”, colocar login, senha e CPF. A partir daí, ele será direcionado para uma sala de atendimento virtual.

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS mostram que no Brasil, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 96% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e /ou abuso de substâncias.

Vale ressaltar que, com o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, os cuidados para com os riscos de suicídio devem ser redobrados.

Fonte: Hospital Regional Justino Luz

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais