30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Em Picos, juiz determina retirada de vídeo das redes sociais do pré-candidato Araujinho sob pena de multa

O juiz titular da 10° Zona Eleitoral de Picos, Fabrício Paulo Cysne de Novaes, determinou a retirada de vídeo das redes sociais do pré-candidato a prefeito, empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT). O magistrado entendeu em sua decisão tornada pública nesta segunda-feira (21) que há pedido de votos durante a convecção do PT realizada na noite de 12 de setembro, na Quadra Esportiva do Colégio Santa Rita. No vídeo promocional o governador Wellington Dias (PT) pede voto para o pré-candidato, o que caracterizaria campanha eleitoral extemporânea.

Mesmo que as candidaturas estejam homologadas em convenção, ainda há a necessidade de deferimento pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Apenas a partir do dia 27 de setembro, quando começa o período eleitoral, os pré-candidatos poderão pedir votos.

A ação contra a coligação do pré-candidato Araujinho foi proposta pela Comissão Provisória do PP de Picos, representada pelos advogados Mark Firmino Neiva Teixeira de Souza, Francisco Kléber Alves de Sousa e Antônio Jose de Carvalho Junior.

Na sua decisão juiz se baseou na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), n° 23.524, e diz: “o representado estaria a divulgar nas redes sociais FACEBOOK e INSTAGRAM, vídeos com pedido expresso de votos em seu favor, mesmo que realizado por terceiros, bem como teria realizado divulgação de jingle pela cidade, o que caracteriza, a princípio, propaganda extemporânea”.

O juiz determinou multa caso o vídeo permaneça no ar. “Retire de suas redes sociais o vídeo promocional da convenção que possui pedido explícito de votos, sob pena de multa diária que arbitro em R$ 5.000,00 (cinco mil reais), até o limite de R$ 100.000,00 (cem mil reais), bem como para apresentar defesa, tudo no prazo de 48 (quarenta e oito) horas (art. 96, § 5º, da Lei das Eleições)”.

Fonte: Boletim do Sertão

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais