33.1 C
Piauí
21 de junho de 2021
Cidades em Foco
Educação Geral Piauí

Em Pio IX, estudantes formados há dois anos cobram diploma de universidade

Cerca de 30 estudantes formados há dois anos em Licenciatura Plena em Letras Inglês no Polo José de Alencar Bezerra, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no município de Pio IX, cobram da instituição de ensino a entrega do diploma de conclusão de curso, que não ocorre desde 2019.

Segundo os egressos da universidade, já foram solicitadas por diversas vezes a diplomação da turma junto à reitoria da instituição, mas sem resultados.

Muitos alunos da turma se sentem prejudicados, pois sem a documentação em mãos, estão impossibilitados de buscar oportunidades no mercado de trabalho na inciativa privada ou tentar entrar no serviço público.

“As outras duas turmas que cursavam junto com a gente, História e Matemática, já foram diplomadas, e nós até agora nada”, disse bastante frustrada a concluinte Eliane Marçal.

A jovem informou ao Portal É Notícias que a universidade na época alegou algumas pendências junto à turma, mas prometeu que no prazo de 90 dias seriam solucionadas.

“Desde então, a gente manda e-mail para reitoria da UESPI, para o Conselho Estadual e ninguém nos dá retorno. Estamos todos muito frustrados, pois alguns alunos estão concluindo pós-graduação, assim como eu, e estamos sujeitos a perdê-la, outros pleiteam cargos públicos e não poderão assumi-los, pois não temos o diploma de graduação em mãos”, lamentou.

Sem resposta e sem providências, os estudantes divulgaram uma nota nas redes sociais visando sensibilizar a UESPI e caso o imbróglio não seja resolvido, pretendem ajuizar uma ação coletiva para buscar a resolução do problema e, enfim, planejarem atuar na área de formação.

Portal É Notícias tentou contato com a Universidade Estadual do Piauí, mas até o fechamento desta matéria não obteve resultado.

Veja a nota da turma:

Nota à UESPI

A turma de Inglês vem a público com sensibilidade pedir a Universidade Estadual do Piauí – UESPI no sentido de regularizar uma pendência burocrática existente mediante ao curso de Licenciatura Plena em Letras Inglês EAD/UESPI, visto que somos alunos/graduados, concluintes há mais de dois anos e que até o exato momento, mesmo com toda documentação devidamente encaminhada pela coordenação local do polo UAB José de Alencar Bezerra de Pio IX-PI, ainda não recebemos o certificado do referido curso devido a essa pendência da UESPI junto ao Conselho Estadual de Educação para uma regularização necessária e posteriormente emissão dos Certificados.

Tendo em vista que a falta de comprovação de conclusão do curso em questão já acarretou inúmeras percas e danos aos alunos, como por exemplo, posse de cargos públicos, remuneração incompleta para bolsa de professores substitutos, comprovação para matrícula ou até mesmo para conclusão e certificação de pós-graduação na área de língua inglesa, ou até mesmo ingresso em seleção para mestrado, deixando-nos com um dano psicologicamente ainda maior.

Certos de Vosso empenho e presteza, agradecemos a atenção, ao mesmo tempo que aguardamos uma nota informativa com maiores esclarecimentos sobre as providências cabíveis para solução do assunto em questão.

Atenciosamente;

Alunos/Graduados da turma de Licenciatura Plena em Letras Inglês
Polo UAB/UESPI – José de Alencar Bezerra
Pio IX – PI

Fonte: Portal É Notícia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais