25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Em Piripiri, ocupação de leitos de UTI chega a 80%; oito hospitais em alerta

O Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, já possui mais de 80% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. O dado faz parte do boletim sobre a situação dos leitos hospitalares no estado do Piauí, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na noite de ontem (13).

Veja boletim das ocupações de leitos aqui

De acordo com a publicação, dos 10 leitos de UTI destinados à pacientes na fase mais grave da Covid-19, oito estão ocupados. A taxa de ocupação dos leitos clínicos da unidade também é elevada e já alcança a marca de 62,5%. Dos 24 leitos da modalidade, 15 estão ocupados.

Além de Piripiri,distante cerca de 160 Km ao norte da capital,  o Hospital Regional Chagas Rodrigues realiza o atendimento a pacientes de diversos municípios da região, como Piracuruca, Pedro II, São João da Fronteira, Capitão de Campos e Brasileira.

O último boletim epidemiológico, também divulgado pela Secretaria de Saúde, aponta que Piripiri já registra 508 casos da Covid-19 e nove mortes.

Parnaíba

Em Parnaíba, no litoral do Piauí, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Dirceu Arcoverde  é de 64%. Dos 25 leitos existentes, 16 estão ocupados por pacientes com a Covid-19. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos chega a 70%, com 26 dos 37  existentes ocupados.

No Hospital Nossa Senhora de Fátima, administrado pela Prefeitura de Parnaíba, a situação é mais amena. A taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 37,5%, enquanto a ocupação de leitos clínicos alcança a marca de 33,3%.

Uruçuí 

Em Uruçuí, distante 450 Km ao sul de Teresina, a preocupação é com os leitos clínicos. De acordo com o boletim da Sesapi, a taxa de ocupação já alcança a marca de 92% no Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde. Dos 13 leitos existentes, 12 já estão ocupados.

O município não possui leitos de UTI. Por conta disso, os pacientes em estado mais grave da Covid-19 precisam ser deslocados para cidades como Floriano, Picos e Oeiras, responsáveis pelo suporte ao sul do Estado.

Foto:Roberta Aline/Cidadeverde.com

Teresina

Em Teresina, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com a Covid-19 é de 74,5% .Dos 314 leitos existentes na capital, 234 estão ocupados por pacientes no estágio mais grave da doença.

A situação é mais preocupante no Hospital do bairro Monte Castelo, zona sul, que está com todos os sete leitos de UTI existentes ocupados por pacientes na fase grave da Covid-19.

No Hospital de Urgência de Teresina (HUT) a taxa de ocupação chega a 91,7%. Dos 48 leitos existentes na unidade, 44 já estão ocupados.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí também já ultrapassa a marca de 90% de ocupação nos leitos de UTI. Dos 30 existentes, 27 estão ocupados.

Outros quatro hospitais da capital também registram taxa de ocupação de UTI superior a 80% : Hospital da Polícia Militar (85,7%); Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela (88,2%); Hospital São Marcos(86,7% ); Prontomed (81,1%).

Fonte; Natanael Souza / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais