23.8 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Em posse na APPM, Jonas Moura diz acreditar no discurso de Bolsonaro. Veja fotos!

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura (PSD), tomou posse na manhã desta quinta-feira (10) como presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Durante solenidade, ele destacou as dificuldades financeiras dos municípios e afirma confiar que o governo de Jair Bolsonaro irá valorizar mais os municípios.

CLIQUE AQUI E VEJA COBERTURA FOTOGRÁFICA DO EVENTO!

Como meta, ele coloca a necessidade da APPM ajudar os prefeitos no diálogo com o governo federal. Segundo ele, os municípios menores terão mais atenção da APPM.

Presidente Jonas Moura e vice Tairo Mesquita

“Nossa principal meta é tornar essa casa um suporte para os prefeitos, principalmente, os prefeitos que chamamos de 0.6. São municípios de menor porte e possuem maior dependência do Governo Federal. O importante é fazer com que o prefeito tenha esse suporte.  E juntos vamos tornar a APPM muito mais forte. O suporte é fazer o básico.  E muitos ainda nem fez o básico como, por exemplo, fazer um plano municipal de Saúde, de Saneamento Básico, plano municipal de Educação. Tudo isso é  exigido em Brasília para trazer novos recursos”, declarou.

Jonas Moura também defendeu a necessidade de parceria com os órgãos de controle. “Queremos ter os órgãos de controle como parceiros. Precisamos aprender com os órgãos de controle e com a experiência que eles têm, pode ajudar os prefeitos. Vamos buscar parceria no sentido de aprendizagem”, afirma.

O prefeito afirmou acreditar no discurso do presidente Jair Bolsonaro de valorizar os município. Ele destacou a frase dita por Bolsonaro que destaca a descentralização de recursos.

“Queremos do Governo Federal que agora aconteça. Temos confiança no discurso de menos Brasília e mais Brasil. A gestão financeira é um grande desafio. Sempre essa questão é uma dificuldade enorme. Alguns ainda não conseguiram fazer”, disse.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Douglas Wamling, disse que também espera que o governo cumpra o discurso e enfatizou a importância dos municípios.

“O prefeito Jonas é titular do Conselho Fiscal da CNM. Sempre participou das discussões. O governo que assumiu o país fez discurso claro de ‘menos Brasília e mais Brasil’. A gestão local é a ferramenta mais importante para prestação dos serviços públicos. O governo federal transferiu as responsabilidades para municípios e não transferiu os recursos”, disse Douglas Wamling.

O governador Wellington Dias (PT) disse que fará um mandato mais próximo dos municípios. 

“O prefeito e presidente que conclui mandato agora teve papel destacado com mediação com os municípios. O prefeito Jonas Moura tem boa relação com os poderes partidos. Me comprometi a me aproximar mais dos municípios, especialmente, na área da saúde. Uma das principais cópias meta é a redução da mortalidade. É levar água potável para todo. Será um mandato mais próximos dos municípios”, disse.

Com relação à parceria com o governador do Estado, Jonas Moura afirma que a APPM pode ajudar o governo a resolver problemas antigos.

“Temos relação de parcerias. Recebemos o governador e vamos renovar essa parceria. Com o conhecimento que tem, a APPM pode ajudar o governador orientando e dando dados e linhas que pode fazer com que o estado ande mais rápido. O Piauí já tem algumas divisões importantes como à questão dos territórios. Precisamos fazer as coisas acontecerem. É isso que queremos”, disse.

Fonte: Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais