23.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Em posse, Wellington Dias afirma que combaterá ilegalidade no Bolsa Família

Foto: Roberta Aline/Ascom

O senador Wellington Dias (PT) tomou posse na tarde desta segunda-feira (2) como ministro do Desenvolvimento Social. A solenidade aconteceu em Brasília e reuniu dezenas de autoridades. Em seu discurso, o ministro destacou que vai reformular o Bolsa Família e para isso anunciou a atualização do cadastro único. Dias afirmou ainda que só vai pagar o benefício para quem se encaixa nos critérios.

“Vamos reformular o Bolsa Família e na situação que se encontra não é uma tarefa fácil. Abriremos a atualização do cadastro único integrados com municípios. Sei que muitas pessoas foram induzidas ao descaminho e vamos dar oportunidade de quem não preenche os requisitos a pedir desligamento do programa. Só vamos pagar para quem legalmente se encaixa. Vamos iniciar uma busca ativa em todo o país”, afirmou.

O ministro garantiu que, durante o cadastro único, não fará pente fino nas famílias. “Vamos fazer uma atualização do cadastro e nada de pente fino. Vamos fazer é política pública bem feita e retomar a integração com estados e municípios. 90 milhões estão no cadastro único e parte recebe a transferência de renda. 33 milhões estão passando fome”, disse.

Pobre no orçamento

Wellington Dias voltou a firmar o compromisso de colocar o pobre como prioridade, atendendo a uma determinação do presidente Lula.

“Colocar o povo no orçamento e de forma humanitária colocar o pobre no orçamento. Ninguém largar a mão de ninguém. É um compromisso. Para esta missão que já começou quero fazer um agradecimento ao Congresso Nacional pela votação da emenda. Vamos poder colocar o pobre no orçamento e nas prioridades. É a vez de sua excelência o povo. O MDS vai continuar ao lado daqueles que mais precisam. O direito de tomar café, almoçar e jantar. A nossa missão é tirar o Brasil do mapa da fome pela segunda vez sob o comando do presidente Lula.

Homenageou a mãe Teresinha Dias

Emocionado, relembrou a infância e disse que a mãe é uma mulher guerreira. “Ela para estudar teve que morar na casa de outros”, disse, ao lembrar da posse de Lula no domingo.

“Ontem eu chorei e não só uma vez. Foi um dia de muita emoção. A gente volta a ter um presidente da República que tem o combate à fome e trabalhar para os que mais precisam. Temos um presidente que viveu tudo que viveu e é um dos maiores líderes do Brasil e do planeta. Isso aumenta a minha responsabilidade e dos que estarão comigo e com ele compondo a equipe”, afirmou.

A esposa e deputada federal Rejane Dias lembrou do caminho percorrido pelo marido como gestor.

“É um chamamento de Deus. Escolheu um ser humano de um coração imenso para uma área que é garantir respeito e inclusão social para os que mais precisam. Quem me conhece sabe da nossa luta pela inclusão das pessoas com deficiência”, disse a deputada, destacando que o tempo de trevas acabou.

“O tempo de trevas já passou. Vamos viver momentos de mais inclusão. Você não vai apenas assumir o ministério, você vai assumir o ministério da Justiça Social. Um líder e um político muito hábil. São 33 milhões de brasileiros que estão à sua espera. É uma área muito simbólica. O combate à pobreza precisa ser atacado com toda garra e toda competência.

O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou que Wellington Dias tem a missão de resgatar a dignidade do povo brasileiro.

“Você tem uma missão importante de resgatar a dignidade do povo brasileiro que está passando fome. A nobre missão é a sua de garantir que os brasileiros façam suas três refeições por dia. É um homem de coração enorme, sensível”, afirmou.

A solenidade reuniu dezenas de autoridades como Rui Costa (Ministro da Casa Civil); Camilo Santana (Educação); o secretário executivo do MDS, Osmar Junior; os ex-governadores do Piauí Hugo Napoleão, Wilson Martins e Regina Sousa, além dos governadores Ibaneis Rocha (Distrito Federal), João Azevedo (Paraíba), Rafael Fonteles (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Elmano de Freitas (Ceará).

Marcaram presença ainda o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; a ministra do Esporte Ana Mozer; Eduardo Suplicy; a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; e a deputada federal Rejane Dias.

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais