23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Em projeto piloto, TJ do Piauí cria Núcleo 4.0 e terá julgamento 100% digital

Foto: Divulgação/TJ-PI

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) implantou, nesta quarta-feira (23), o 1º Núcleo da Justiça 4.0 no estado. A iniciativa será executada dentro do programa de inovação proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa promover o acesso à Justiça com o uso colaborativo de novas tecnologias.

A solenidade de lançamento do núcleo aconteceu na nova sede da Corte, na zona Leste de Teresina, com diversas autoridades do Judiciário piauiense.

Segundo o desembargador Olímpio Galvão, coordenador do Opala Lab e da Justiça 4.0 no TJ-PI, o primeiro núcleo atenderá os processos de execução fiscal e ações correlatas para as Procuradorias Municipais e do Estado, como uma espécie de Vara única, com jurisdição em todo o território piauiense e tramitação mais célere.

“Esse núcleo será importantíssimo, porque tornará mais célere a tramitação dos processos. Vai evitar aqueles atrasos decorrentes de atos processuais do servidor, que ainda esperam pela secretaria, porque tudo será eletrônico […] para as Procuradorias será excelente, porque o processo vai tramitar mais rápido”, enfatiza o magistrado.

O desembargador ainda explica que o núcleo será iniciado com alguns processos da 3° e 4° Vara de Teresina, mas que os demais municípios também serão incorporados, inclusive os com processos já em andamento. “Poderão tramitar, desde que a outra parte concorde com a adesão. É optativo, não obrigatório”, ressalta.

Por fim, o coordenador da Justiça 4.0 do TJ-PI explica que a intenção é expandir a iniciativa para outras áreas com a criação de outros núcleos. “Temos o projeto de implantar o bancário, que é o grande gargalo do Judiciário no 1° grau, devido aos consignados. Além deste, queremos implantar o da família e o de saúde”, finaliza Olímpio Galvão.

Foto: Divulgação/TJ-PI

Breno Moreno / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais