32.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Em reunião com chineses, Wellington Dias reforça sobre produção de vacina contra coronavírus

Foto: Ccom/Governo do Piauí

O governador Wellington Dias afirmou que o Governo do Piauí deverá ampliar os negócios com a China para que o estado possa experimentar o resultado dos estudos da produção da vacina contra o novo coronavírus. O governador participou nesta segunda-feira (17) da videoconferência de lançamento da Edição Especial de Amizade China-Brasil, da Editora Nordeste, com a presença do embaixador da China, Yang Wanming.

“Aproveitei a oportunidade e cobrei a importância de uma parceria com o país (China), que está bem avançado nessa área de pesquisas para a vacina contra o coronavírus, no sentido de haver um entendimento com o Nordeste e com o Brasil, para que tenhamos as condições de experimentar o resultado desses estudos em uma parceria voltada para a proteção da saúde das pessoas, garantindo as condições da produção de vacina no Brasil e também da sua aplicação no país, de modo especial no Nordeste”, comenta Wellington Dias.

Sobre a vacinação, o Governo do Piauí ressalta que o Fórum dos Governadores do Nordeste e do Brasil articula uma agenda com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, para definir essa etapa. Wellington Dias defende um plano integrado de vacinação.

“É preciso definir quem vai adquirir as vacinas; como será a testagem da eficácia; como vai ser o financiamento aos municípios para aplicação dessa vacina. Além de como serão as questões relacionadas a insumos e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para apoio aos municípios; quem irá providenciar esses equipamentos; qual será o critério e o cronograma para aplicação da vacina”, diz o governador.

Atualmente, o Governo do Piauí informa que existe “recurso de R$ 8,6 bilhões do Fundo Nacional que deve ser criado e será destinado às questões ligadas à pandemia. Há a perspectiva de que a partir de outubro se tenha a aprovação da primeira vacina. Já foram feitos os primeiros contatos com o laboratório americano Pfizer ; laboratório estatal da China e Rússia, além do de Oxford, na Inglaterra”.

Parceria China e Piauí 

O lançamento da Edição Especial de Amizade China-Brasil, da Editora Nordeste, também contou a presença virtual de empresários, líderes da bancada federal e investidores. Para Wellington dias “é um evento que celebra a amizade Brasil-China”.

“O Piauí tem uma relação intensa de interesse bilateral: de um lado nós importamos produtos da China, do outro lado a China é o maior parceiro comercial do Brasil no exterior e o estado do Piauí se destaca com a venda de uma série de produtos e a compra de outros, gerando emprego e renda. Destaco ainda que a China já é o maior investidor dentro do Piauí, são cerca de R$ 4,5 bilhões em investimentos por meio da CGN China, que é a maior das geradoras de energia em regiões como Lagoa do Barro, e também com a ZTE, na área do Piauí Conectado, relacionado à comunicação digital”, afirma o governador.

Carlienne Carpaso (com informações Governo do Piauí)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais