31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Em São João do Piauí, Tatus são salvos e soltos no Parque Serra da Capivara

Foto: divulgação PM

A Polícia Ambiental de São Raimundo Nonato salvou cinco tatus que foram capturados por caçadores na cidade de São João do Piauí, no interior do estado. Para conseguir resgatar os animais, a equipe fez campana policial durante a madrugada por cerca de 4 horas. Os caçadores alegaram que os bichos seriam consumidos.

“Eram três da espécie conhecida popularmente como tatu-verdadeiro e dois tatus-china. O resgate foi possível após denúncias. Fomos ao local, já na saída de São João do Piauí, e ficamos de 4h30 da madrugada até as 8h30. Colocamos a viatura em uma área estratégica e quando os caçadores retornaram, fizemos o flagrante”, explica o soldado Raifran Costa, da Companhia da Policia Ambiental de São Raimundo Nonato.

Vídeos gravados pelos PMs mostra a situação dos tatus após serem submetidos a tamanho estresse. As imagens mostram os animais tomando água e sendo refrescados antes de serem soltos no Parque Serra da Capivara, área ambiental protegida.

O PM explica que durante a operação foram apreendidos também dois cães que eram usados para caçar os tatus.

“É uma prática comum usarem cães nas caças. Eles soltam os animais e esperam ele latir. Então, eles vão até o local onde o cão tá indicando, levam pás e enxadas, até tirar o tatu da toca”, conta o militar.

Alem do crime ambiental pela caça ilegal dos tatus, os caçadores podem responder também por crimes de maus-tratos em relações aos cães que foram encontrados em uma pequena gaiola.

Foto: divulgação PM

“Os cães não são devolvidos aos caçadores. Em São Raimundo Nonato trabalhamos em conjunto com a ONG Amigo dos Animais. Eles nos ajudam a reabilitar os cães com remédios e ração apropriada. Após estarem em perfeitas condições de saúde, são destinados a adoção por pessoas que não tenham nenhum vínculo de caça ou com algum caçador”, acrescenta o soldado.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais