25.2 C
Piauí
28 de novembro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Em três dias, 13 professores testaram para a covid e estavam sem qualquer sintoma no Piauí

Foto: Roberta Aline

O Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Piauí (Sinpro) informou nesta quinta-feira (22) que 13 professores testaram positivo para a covid-19.

A testagem foi uma exigência do Sindicato para o retorno das atividades presenciais de alunos do 3º ano e do Pré-Enem. A entidade ingressou na justiça do trabalho para que na reabertura das escolas fosse realizado o exame em professores, servidores e estudantes. No acordo do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), os estudantes ficaram de fora da testarem, no entanto professores e auxiliares que trabalham em colégios particulares farão o teste para diagnóstico do novo coronavírus.

“Desde o início defendemos a testagem dos profissionais da educação. Só nesses três dias, 13 professores testaram positivo e nem sabiam que estavam com o vírus, pois estavam assintomáticos”, informou Marcelo Amorim, secretário geral do Sinpro.

O Sindicato informou ainda que recebeu denúncias de escolas particulares não realizando testagem nos professores e servidores administrativos.

“Estamos encaminhando as denúncias para os Ministérios Públicos do Estado e do Trabalho e Vigilância Sanitária para verificar as queixas dos profissionais”.

O secretário lembrou que no acordo firmado no TRT as escolas terão que enviar a relação dos professores testados e os resultados para acompanhamento da entidade.

Pela decisão, as escolas públicas não ficam obrigadas a realizarem testarem nos professores. Uma exigência para todas as escolas é que a direção precisa apresentar um plano de segurança sanitária atendendo todos os protocolos como distanciamento de 2m, uso de máscaras, instalação de pias e sabão, álcool em gel e medidas para evitar aglomerações.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais