31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Em três meses, 50 cirurgias neurológicas são realizadas no Hospital Regional de Picos

Foto: Ascom/Fepiserh

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, realizou a 50ª cirurgia neurológica nesta quarta-feira (25). O serviço foi implantado no dia 21 de fevereiro com a missão de atender a demanda neurológica de toda a macrorregião de Picos. O planejamento é de ampliação contínua desse número.

O Centro Cirúrgico do Hospital Justino Luz é uma ação do Governo do Estado para descentralizar a assistência da capital para o interior, aumentando o número de salas cirúrgicas na rede hospitalar estadual.

“A implantação do serviço de neurocirurgia no Hospital Justino Luz reduziu a transferência de pacientes da região que precisavam fazer algum procedimento e eram encaminhados para Teresina. Agora, esses pacientes são atendidos em Picos, com mais rapidez e menor risco de morte ou de sequelas, já que o tempo de espera reduz consideravelmente. São pacientes com traumas ou  AVC, que geralmente estão em situação grave.  São mais vidas salvas”, destaca a  diretora técnica da Fepiserh, Nara Nunes.

Só em 2021, cerca de 250 pacientes precisaram ser regulados para outras unidades para realização de neurocirurgias. Para a realização desse procedimento, o Hospital Justino Luz conta com uma equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas.

“O serviço de Neurocirurgia do HRJL reduziu a mortalidade de pacientes com trauma craniano e AVC hemorrágico, com um número significativo de 50 cirurgias realizadas, além de milhares de atendimentos e centenas de internações, sem dúvidas um grande avanço para região”, explica o diretor técnico do Hospital, Dr. Tércio Luz.

O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, destaca o avanço dos serviços do Hospital Justino Luz, que tem recebido investimentos contínuos apara ampliação dos serviços e melhoria da infraestrutura. “ Realizar 50 cirurgias em menos de três meses mostra a capacidade operacional do Justino Luz em atender pacientes com demanda neurológicas, cirurgias consideradas de alta complexidade”, afirma o presidente.

Com informações Ascom/Fepiserh 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais