22.4 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Em vídeo, Mão Santa critica fechamento do comércio e diz: “povo tem que trabalhar”

Prefeito Mão Santa - Foto reprodução

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), usou a rede social para criticar o fechamento do comércio e afirmou que o “povo tem que trabalhar”. No vídeo, o prefeito não cita o governador Wellington Dias (PT), mas se refere ao petista como “dono do Piauí”.

Em menos de um mês, após fechar parceria com o Governo do Piauí, Mão Santa voltou a criticar as medidas mais restritivas de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, adotadas pelo governo do estado. Atualmente está vigente o decreto estadual Nº 19.550 que determina o fechamento de atividades não essenciais. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito diz que o “povo tem que trabalhar”

“Hoje fiquei muito orgulhoso. Vi o povo trabalhando. E eu perguntaria: sua excelência, o dono do Piauí, vai pagar a luz? Vai pagar a conta de água? Vai pagar o aluguel? Vai pagar os funcionários? Então, esse povo tem que trabalhar. Esse povo está com dignidade buscando trabalho para sobreviver”, diz o prefeito.

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) aponta que a cidade de Parnaíba, desde o início da pandemia, registra 226 mortes e 10.728 casos confirmados da Covid-19. Na terça-feira (30), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) estava com 100% dos leitos clínicos e dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) ocupados.

No dia 09 de março de 2021, o governador Wellington Dias e o prefeito Mão Santa sentaram na mesa e assinaram o termo de cooperação técnica para a reabertura e estruturação do hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima. Esse hospital vai ampliar a oferta de leitos para tratamento de pacientes com Covid-19. O governador agradeceu o apoio do prefeito.

Atualmente, a Prefeitura de Parnaíba segue o decreto estadual. Não publicou decreto municipal com outras medidas restritivas.  A Prefeitura também não antecipou a comemoração do aniversário da cidade, um pedido feito pelo Governo do Piauí para ampliar o “recesso sanitário” nos municípios nesta semana.

No ano passado, a Justiça chegou a derrubar por duas vezes os decretos municipais assinados pelo prefeito Mão Santa que liberava o comércio na cidade, enquanto o decreto estadual, na época, proibia o funcionamento.

Foto: Governo do Piauí

Ao Cidadeverde.com, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, coronel Antônio Pacífico, informou que as equipes estão fiscalizando o cumprimento do decreto estadual e dando suporte às equipes da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal. Uma barreira sanitária será montada a partir desta quinta-feira (1º) na entrada de Parnaíba.

O decreto estadual, no artigo 5º, veda “o uso das praias, balneários, cachoeiras e parques, do dia 29 de março ao dia 4 de abril de 2021, período em que será fechado o acesso aos mesmos”.

“Nós estaremos com uma barreira na entrada de Parnaíba, com as equipes da Vigilância Sanitária. Estamos fazendo as fiscalizações e as orientações em relação ao comércio”, disse o comandante. As equipes vão reforçar a fiscalização na região da Pedra do Sal, Lagoa do Portinho e Macapá.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais