25.2 C
Piauí
6 de junho de 2020
Cidades em Foco
Geral Picos

Empresários estabelecem diálogo com a Câmara de Picos em busca de soluções diante da pandemia

(Foto: Reprodução)

A Associação Comercial e Industrial da Microrregião de Picos (ACINPI), em nome das demais entidades empresariais da cidade, enviou a Câmara de Vereadores um ofício, onde cobrou a tomada de medidas legislativas que visem a manutenção do emprego e da renda na cidade, durante e pós-pandemia.

Preocupados com o avanço dos casos no município a categoria continua buscando soluções, que diminuam o impacto econômico e social, uma vez que as atividades comerciais em Picos, geram emprego e renda a milhares de famílias.

O documento, que foi endereçado ao presidente da casa, vereador Hugo Victor Saunders Martins, foi protocolado e entregue no dia 14 de maio, e apresentou propostas como a isenção de 50% da alíquota dos Tributos Municipais (IPTU, ISS e ITBI). Isenção de 50% da COSIP, da tarifa de lixo e de esgoto sanitário das pessoas tisicas e jurídicas, enquanto vigorarem os decretos que suspendem as atividades comerciais;

Assim como a suspensão do pagamento das taxas de alvará de funcionamento e das de emissão de certidões negativas, mantendo, em todos os casos, sua validade enquanto vigorarem os decretos de suspensão das atividades empresariais.

A categoria solicitou ainda a antecipação de todos os feriados municipais de 2020, para o período de suspensão das atividades empresariais, permitindo-se, assim, o funcionamento do comércio no pós-pandemia nos dias que eram respectivos.

Após receber o documento, o vereador Hugo Victor enviou ofício a ACINPI e explicou que as propostas que competem ações tributárias só podem ser instituídas, suprimidas ou alternadas por iniciativa do prefeito, em respeito à Lei Orgânica Municipal.

No ofício, o presidente da Câmara de Vereadores se comprometeu a enviar proposições no sentido ao gabinete do prefeito, Walmir Lima, para que ele tome a decisão que julgue pertinente.

“Considerando que os feriado municipais, em sua grande maioria, são feriados religiosos, entraremos em contato com as Instituições Religiosas para evoluir as discussões e posteriormente apresentar um plano”, ressaltou o vereador em um trecho do documento.

Hugo Victor colocou o poder legislativo picoense, à disposição, para discussão e facilitação na tramitação de projetos de lei e resoluções, que venham contribuir com o combate e proliferação do coronavírus, bem como, instrumentos que proporcionem a reabertura do comércio e a retomada do crescimento econômico, em consonância com as autorizações das autoridades sanitárias.

Novas medidas

Após estabelecer diálogo com a Câmara Municipal, e saber que as medidas cobradas não competem ao poder legislativo, a ACINPI irá enviar nesta sexta-feira,22, um novo ofício à Prefeitura de Picos para que possa buscar soluções em prol da economia e das atividades comerciais da cidade.

A Associação espera o apoio dos vereadores em busca de soluções para enfrentar esse período difícil.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais