29.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosPolítica

Encontrar um vice ideal em Picos está mais difícil do que leite de onça

Sem Vice
Até o presente momento, nenhum dos pré-candidatos a prefeito de Picos anunciaram seus respectivos companheiros de chapa. O médico Gutenberg Rocha (PSDB) e Júnior Nobre (PSC) negociam com os partidos aliados e ainda tentam conquistar outras legendas que não decidiram até aqui o rumo que vão tomar no pleito de outubro próximo.

Sem Vice II
Enquanto isso, o prefeito Padre Walmir Lima (PP), pré-candidato à reeleição, declarou que seu companheiro de chapa será indicado pelo PTB. O grupo governista agora vive o dilema de esperar para ver se o nome do suplente de vereador Edilson Carvalho deslancha.

Sem Vice III
Do outro lado, o ex-prefeito Gil Paraibano (PP) também enfrenta um drama: ter que escolher entre os vereadores Antônio Afonso (PMB), Toinho de Chicá (PP) e Fátima Sá (Rede), além do acadêmico Luís Rodrigues (PPS) e do bioquímico Waldemar dos Santos Junior (PRP), que também estão no páreo.

Sem Vice IV

Sozinho, Gilvan Gomes (PSDC) também não sinalizou ainda o nome de um vice. Mas, pelo visto, vai ter que escolher o companheiro dentro da própria legenda.

Presença Confirmada
Quem acredita que o governador Wellington Dias (PT) irá cruzar os braços na eleição deste ano em Picos pode estar completamente enganado. De acordo com o presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Zacarias Teixeira, o governador já confirmou presença na convenção petista do próximo dia 4 de agosto. A expectativa agora é saber como fica a relação do mandatário com o ex-prefeito Gil Paraibano, que também lhe ajudou a retornar ao Palácio de Karnak nas últimas eleições.

Margarete Coelho, Ciro Nogueira, Wellington Dias e Gil Paraibano - Imagem: Reprodução
Margarete Coelho, Ciro Nogueira, Wellington Dias e Gil Paraibano – Imagem: Reprodução

Simpatia
Um eleitor que rodeava o prédio do Palácio Coelho Rodrigues disse a este colunista que um ex-integrante da administração “Picos Uma Cidade Para Todos”, que tinha como principal característica a inacessibilidade, depois que começou a pré-campanha é só simpatia. Também pudera, o bom moço concorre a uma vaga na Câmara Municipal.

Equívoco ou Balão
O empresário Francisco de Assis Cosme, o Sisôr, disse que a sua filiação ao PMDB não consta nos registros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Bastante chateado com a situação, o empresário pontuou que não tem certeza se foi equívoco do partido ou se levou um balão da cúpula da legenda.

Empresário Sisôr - Foto: Assis Santos/Grande Picos
Empresário Sisôr – Foto: Assis Santos/Grande Picos

Nem um, nem outro
O assessor jurídico do PMDB, Thiago Saunders Martins, rebateu a informação prestada por Sisôr. Ele garante que não há nenhuma pendência da filiação do empresário junto ao TRE-PI, e que pode sim disputar as eleições deste ano. Mas como os peemedebistas já fecharam a questão em torno da reeleição do prefeito Walmir Lima, nesse caso caberia ao presidente do Grupo Nordeste disputar uma vaga à Câmara Municipal. Será que o empreendedor toparia?

Juntos
Em Caldeirão Grande, grupos políticos liderados pelo atual prefeito João Vianney (PSB) e pelo ex-prefeito Rinaldo Oliveira, definiram que indicará a esposa de Oliveira, Zulene Pereira Leal de Oliveira (PDT), como vice-prefeita na chapa majoritária. Após a união, Vianney fica em uma situação bem mais confortável no seu projeto de reeleição.

Diluíram
Na cidade de Geminiano, dois dos postulantes ao cargo de prefeito desistiram da disputa em prol da pré-candidatura do ex-secretário de Finanças, Herculano Carvalho (PP). Os empresários Durval (PMN) e José Genivaldo, o popular GG (PTB), anunciaram apoio ao progressista. Por lá, se a conjuntura não mudar, quatro nomes irão para o crivo do eleitorado junto com Herculano: o comerciante Ivaldo Teixeira (PRP), o funcionário público Edmundo Galvão (Psol) e o candidato oficial – que ainda não foi definido.

Pré-candidatos foram base de apoio em Geminiano - Foto: Reprodução
Pré-candidatos foram base de apoio em Geminiano – Foto: Reprodução

Diluíram II
O Partido Progressista (PP) de Vila Nova do Piauí, que tem como presidente a vereadora Aldenides Aldeides Bento, realizou nesta sexta-feira (22) a convenção municipal da sigla para homologar a candidatura majoritária do fisioterapeuta Adjano Bento.

Partido Progressista se articula em Vila Nova do Piauí - Foto: Reprodução
Partido Progressista se articula em Vila Nova do Piauí – Foto: Reprodução

 

 

Fonte: Assis Carvalho / Grande Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais