25.6 C
Piauí
24 de junho de 2022
Cidades em Foco
Destaque Geral

Enfermeiro registra BO por racismo durante aplicação de vacina contra a covid na UFPI

Foto: divulgação WhatsApp

Um enfermeiro de 27 anos registrou boletim de ocorrência por racismo em Teresina. Ele conta que foi discriminado ao atender uma família no posto de vacinação contra a Covid-19, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), nesta sexta-feira (13). A agressão teria partido de uma mulher de aproximadamente 40 anos que teria afirmado que a filha, que seria dependente química, não tomaria a segunda dose da vacina aplicada por um negro.

O enfermeiro registra boletim de ocorrência na Delegacia de Direitos Humanos. A situação revoltou profissionais pela forma desrespeitosa e agressiva com que o enfermeiro foi recebido pela família da paciente.

“Chegou uma paciente que era dependente química com os pais para tomar a segunda dose da vacina. Ao chegar no posto foi constatada que a dose era para o dia 16. Os profissionais entraram em contato com a supervisora que orientou que poderia autorizar, uma vez que ela saiu para receber a vacina. Nesse ínterim, a mãe da moça já estava muito alterada quando o enfermeiro se aproximou para ajudar e ela perguntou quem era o superior. Ele disse que era ele que perguntou de volta se a pergunta tinha sido porque ele era negro. Ela respondeu que sim”, relatou uma profissional de saúde que acompanhou o enfermeiro.

Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que repudia totalmente qualquer tipo de discriminação.

“A procuradoria jurídica da FMS orientou o envio de notícia-crime à Delegacia de Direitos Humanos. O servidor terá todo suporte jurídico por parte da instituição, que dará ciência ao Ministério Público para as providências legais cabíveis na área criminal. A FMS ressalta que racismo é crime inafiançável tipificado na Lei 7.716 de janeiro/1989 e que punível por reclusão”, informou a nota.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressalta que a instituição fornecerá todo suporte necessário ao servidor.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais