24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Ensino Médio: Átila diz que mudanças afetam todo o sistema educacional

Integrante da Comissão de Educação da Câmara Federal, o deputado Átila Lira (PSB) acredita que as mudanças propostas para o ensino médio afetarão todo o sistema educacional do país. O assunto para ele não é novo e vinha sendo discutido desde o governo Dilma.

“Essa mudança não é só na escola é no sistema educacional. Você muda formação de professores, a escola. O Enem vai ser completamente modificado. Ele vai selecionar os alunos em função daquela opção que ele fez. Mas isso só a partir de 2018”, afirmou em entrevista ao Jornal do Piauí.

O assunto, segundo o parlamentar, vem sendo debatido há pelo menos 10 anos. “O próprio Ministério da Educação  do governo Dilma já tinha esboçado essas ideias com esse sentido: de criar um currículo diversificado, flexível, que permitisse que, ao longo do currículo, o aluno pudesse se aprofundar em áreas de maior interesse”, afirmou.

Átila afirma que o atual currículo escolar afasta o aluno da escola por ser maçante.  “O modelo prevê uma alteração só na metade do 2º ano. Mas há uma forte tendência na comissão que está examinando as mudanças, do aluno já entrar no ensino médio escolhendo a área que ele tem mais afinidade”, declarou.

A Comissão de Educação analisa a medida provisória que alterou regras curriculares e de funcionamento do ensino médio (MP 746/16). A MP cria a Política de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Para isso, eleva a carga horária mínima anual, progressivamente, das atuais 800 horas para 1.400 horas.

Algumas das principais – e mais polêmicas – mudanças sugeridas pelo texto tornam facultativo o ensino de Arte, Educação Física, Sociologia e Filosofia. Essas matérias poderão ser incluídas na Base Nacional Curricular Comum, parte integrante obrigatória dos três anos do ensino médio, que ainda está sendo discutida no Ministério da Educação. Português e Matemática serão obrigatórias.

 

 

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais