31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Entidades denunciam em nota invasão de UBS por vereador no Piauí

Foto: Roberta Aline

A Rede Solidária SIM e entidades civis emitiram uma nota onde denunciam o vereador de Teresina, Doutor Lázaro (Patriotas), de invadir duas unidades básicas de saúde. Segundo a nota, assinada por nove entidades, o parlamentar “abriu armários, fotografou instalações, tratou ríspido e grosseiramente profissionais da saúde” das UBS do Monte Castelo e Portal da Alegria. O caso aconteceu no dia 19 de junho e foi registrado em ata na Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Ele desrespeitou as regras mínimas que existem dentro de qualquer estabelecimento público, sobretudo as mais rigorosas que existem dentro de um estabelecimento de saúde. Mesmo sendo uma autoridade você não pode adentrar uma unidade de saúde e fotografar, abrir gavetas, sem a presença de alguém. Logicamente que, como autoridade, ele tem direito a informação que quiser, mas de maneira civilizada. A forma como feita é inaceitável”, disse a coordenadora da  Rede Solidária SIM, Lourdes Rufino.

A nota diz ainda que o caso será levado à Câmara Municipal de Teresina e ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Segundo a coordenadora, os servidores se sentiram humilhados. “Nosso movimento faz uma rede solidária de coleta de sangue. Temos várias costureiras onde doamos máscaras e alimentos para a população. Fazemos toda essa mobilização em defesa da vida e acontece isso”, reclamou.

Veja a nota

Cidadeverde.com entrou em contato com o vereador, que informou ter visitado todas as UBS de Teresina. Ele negou que tenha destratado profissionais e que as visitas se deram por conta de denúncias de colegas de casa sobre a falta de medicamentos. O parlamentar é vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Teresina. “Nós visitamos todas as UBS atendendo às denúncias dos próprios vereadores de que está faltando medicamentos. Essa denúncia foi feita também na sessão de quarta-feira. Em todas eu fui bem tratado. Em algumas, como a do Monte Castelo, estava fechada, pois tinha muita gente. Me identifiquei e esperei uns 20 minutos até que eles abriram. A do Portal da Alegria estava fechada também, mas estava fazendo a triagem de um paciente e logo abriram. Na do Parque Piauí não tinha mais atendimentos, a moça da farmácia foi muito gentil”, afirmou.

Doutor Lázaro disse que documentou as visitas por meio de seu assessor de imprensa, que sempre o acompanha nas atividades parlamentares. “Eu ando sempre como meu assessor de imprensa, já que a gente precisa documentar tudo, pois existem suspeitas de desvios de dinheiro por parte da prefeitura, de mau uso, e a gente precisa estar atento, acompanhando tudo”, disse o parlamentar.

A repercussão, ainda de acordo com o vereador, é devido ao fato de a prefeitura de Teresina ter se incomodado. “Esse trabalho incomodou o prefeito e aí estão montando essa grande quantidade de fake news. Eu não fui destratado e nem destratei ninguém em momento algum. Eu andei em todas as UBS de Teresina em dois dias.

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais