Equipe da Agricultura visita agricultores e destaca evolução de projeto de irrigação em Jacobina do Piauí

A equipe da Secretaria de Agricultura de Jacobina do Piauí realizou, na última semana, uma visita técnica em duas localidades do município, Poções e Carnaibinha, das dez localidades beneficiadas com os kits de irrigação, para fazer o acompanhamento das famílias beneficiadas, sendo que cada kit de irrigação é capaz de atender meio hectares de terra.  Os kits foram instalados pela equipe técnica da secretaria que também presta assistência técnica às famílias.

Prefeito entrega kits de irrigação e anuncia Exposição Agropecuária em Jacobina do Piauí

O objetivo desses kits é promover geração de renda para o agricultor e agricultora rural e para o próprio consumo, é uma forma de buscar inovação para os agricultores. A agricultura familiar é uma das prioridades da gestão do prefeito Gederlânio Rodrigues Oliveira, o Gd, como é conhecido. A aquisição dos kits foi uma parceria da Prefeitura em conjunto com a CODEVASF.

“A palma é um sistema de melhoria de manter na seca no tempo mais difícil pra conservar os animais mais fortes”, disse o agricultor Josiene, que investiu na plantação de palmas.

Já o agricultor Jorge fez uma inovação no sistema de gotejamento, suspendeu as mangueiras por causa dos pássaros, que estavam danificando as mangueiras.

“Plantei no período de chuva o sorgo tirei de 535 quilos e de milho 230 quilos nesse pedacinho de terra, fiz silagem. Com a chegada do kit plantei de novo e esta aí esse sorgo e milho bonito, mesmo sendo nesse período de agosto”, disse Jorge, que investiu em sorgo, milho, entre outros.

Jorge enfatizou que o secretário Francisco Abreu irá leva essa ideia aos demais agricultores, “com essa inovação ficam mais visível para identificar quando a salita da água interromper o gotejamento”, pontuou o agricultor.

O secretário municipal de agricultura, Francisco Abreu, informou que o objetivo da visita foi de acompanhar a evolução do projeto com as famílias beneficiadas pelas tecnologias de convivência com o semiárido.

“É uma nova tecnologia que estamos implantando no nosso município, esperamos que seja modelo aqui. Já fizermos solicitações para ampliar esse quadro, fazendo com que essa nova tecnologia seja expandida no município. Graças a Deus esses kits estão sendo realmente um exemplo para os produtores, inclusive, para semear essa semente para os demais, pra eles verem que essa nova tecnologia funciona de verdade e com resultado”, destacou o secretário.

Equipe da Secretaria de Agricultura que estevem presente nas visitas.

Francisco Abreu- Secretário

Antônio Reis de Araújo- Consultor de Projeto

Bertoldo Henrique Rodrigues – Engenheiro Agrônomo

Edcacio Rodrigues de Sousa e Marinalva de Sousa- Técnicos em Agropecuária

AS LOCALIDADES QUE FORAM INSTALADAS E OS NOMES DOS BENEFICIARIOS:

Localidades que foram visitadas:

01-Poções- Josiene Oscar Campos

02- Carnaibinha- Jorge Tomaz de Carvalho

Outras localidades:

Mucambo Velho- Joacir de Raimundo de Sousa

Caeira- Auzeni Josefa de Sousa

Mandacaru- José Balduino Viera

Poço de Volta- Juscivan de Jesus Carvalho

Agua Suja- Edivan de Sousa Carvalho e Joelson José de Sousa

Caldeirão- Gildo Gerson de Carvalho

Mateus- Francivaldo de Sousa Carvalho

Veja fotos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Por Gilva Carvalho / Cidades em Foco

Compartilhar:

Por: Júnior Oliveira

Diretor Geral