22.9 C
Piauí
20 de agosto de 2022
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíSertão do Inhamuns em Foco

Erasmo Sousa secretário de finanças de Jacobina prestigia lançamento do Projeto Viva o Semiárido em Picos!

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), deputado Francisco Limma (PT), lançou ontem, 18, em Picos o Projeto Viva o Seminário. O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com a presença de representantes de 39 municípios.

Segundo a organização, o seminário visa esclarecer sobre o projeto, principalmente para o público a que é direcionado, grupos de produtores rurais com interesses comuns, organizados em associações ou cooperativas. Eles é que vão definir sobre o investimento e apresentar propostas coletivas para fortalecer, no que se refere à organização e a produção do grupo.

Imagem: Hernanes MouraMesa de honra(Imagem:Hernanes Moura)
Mesa de honra

Além do secretário Francisco Limma, participaram do seminário o Secretário de Finanças Erasmo Sousa e Reginaldo Cruz Secretário de Meio Ambiente ambos secretários de Jacobina do Piauí, superintendente de Desenvolvimento Econômico, Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha,) diretor geral da Adapi, Antoniel de Sousa Silva(Toninho de Caridade); os  prefeitos de Vera Mendes, Milton da Silva Oliveira, prefeito de Campo Grande, Francisco José Bezerra (Dr. Tico),  Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Marcolândia e Alagoinha do Piauí, vereadores, e líderes comunitários.

Imagem: Hernanes MouraPúblico lotou o auditório da UFPI em Picos(Imagem:Hernanes Moura)
Público lotou o auditório da UFPI em Picos

O projeto foi dividido em quatro eixos prioritários: Desenvolvimento Produtivo, Educação Contextualizada, Desenvolvimento Interinstitucional e Gestão de Projetos nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé e Vale do Sambito beneficiando vários seguimentos como a cajucultura para aproveitamento da castanha e pedúnculo, além de produção de cajuina; a caprinocultura; hortaliças e outros projetos produtivos que podem ser implementados no Semi-árido.

 Secretário destaca importância do projeto(Imagem:Hernanes Moura)

As ações do Projeto terão investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 106 milhões, com co-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), apoio do crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura e ainda do PRONAF e contrapartida dos beneficiários.

Imagem: Hernanes MouraRepresentantes de entidades puderam se manifestar(Imagem:Hernanes Moura)Representantes de entidades puderam se manifestar

Uma das exigências para ser beneficiário do Viva Semiárido é ser produtor rural, residente nos municípios de atuação e desenvolver atividades produtivas agrícolas e não agrícolas de forma associativa vinculada aos arranjos produtivos apoiados pelo projeto. O projeto O Projeto Viva o Semiárido (PVSA) é um esforço do Governo do Estado para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.

 

 

Com informações da Assessoria do SDR

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais