25.6 C
Piauí
24 de outubro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Escola Municipal recebe reforma e triplica sua capacidade em Betânia do Piauí

Além de reparos e revisões em sua estrutura, Unidade Escola Miguel Arcanjo foi ampliada e poderá receber 900 alunos, sendo 600 no ensino Fundamental e 300 alunos no período noturno

A Unidade Escolar Miguel Arcanjo, localizada na comunidade Vila do Mel, zona rural do município de Betânia do Piauí, recebeu uma grande reforma realizada pela Votorantim Energia, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e pôde triplicar a sua capacidade de atendimento na região. A reforma é uma das iniciativas da empresa voltadas para a melhoria na qualidade do ensino e na qualidade de vida de crianças e adolescentes da região.

A UE Miguel Arcanjo foi uma das quatro escolas escolhidas para reforma e ampliação pela Votorantim Energia, quando se instalou na região. Anteriormente, a unidade escolar atendia 280 alunos, ainda utilizando-se de salas alugadas na comunidade. Após a reforma, a capacidade alcançará o total de 900 alunos, sendo 600 alunos no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e passa a ter condições para funcionamento noturno, podendo atender mais 300 alunos no período. As benfeitorias permitirão ainda que a escola oferte cursos profissionalizantes, de qualificação ou Ensino para Jovens e Adultos.

Essa é a maior reforma realizada pela Votorantim no território e é, também, a maior estrutura de uso público na Serra do Inácio. Ao todo, foram construídas três salas de aula, três sanitários – sendo dois com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e um para funcionários -, uma biblioteca, um auditório, um depósito de material esportivo, um depósito de materiais gerais e uma sala de diretoria. A secretaria, o almoxarifado e a sala dos professores também foram ampliados. Além disso, foi feita a cobertura do pátio de recreação e refeitório.

Para Maximiano Coelho Rodrigues, Secretário de Educação de Betânia do Piauí, as reformas são fundamentais para o bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. “Mesmo que a escola tenha profissionais dedicados e conte com a força de vontade dos alunos, a infraestrutura escolar tem papel essencial na formação dessas crianças e adolescentes, além de garantir conforto e bem-estar aos alunos, aos professores e para toda comunidade escolar”, destacou.

De acordo com o secretário, a reforma e ampliação feitas pela Votorantim Energia implicam diretamente no interesse dos estudantes. “O aluno se torna mais ativo, tem mais vontade de estar na escola e isso reflete no seu desempenho e aprendizado”.

O projeto de reforma da unidade escolar contou ainda com diversas mudanças estruturais. Entre elas: o rebaixamento da cisterna próxima à cantina; retirada da fossa séptica e construção de uma nova; retirada da cisterna atrás das salas de aula e construção de uma nova em outro local; troca das janelas e portas; construção de coberturas em áreas de circulação e muro de alambrado no entorno da escola; revisão e reparo no telhado; nivelamento da calçada na entrada principal; reparos nos pisos internos; tratamento das infiltrações; execução de um novo revestimento nas salas existentes; adequação da iluminação; pintura interna e externa; fornecimento de louças para cantina e banheiros; fornecimento de itens de combate a incêndio; além da instalação elétrica, que foi totalmente refeita.

“Desde sua instalação na região, a Votorantim Energia sempre se empenhou em contribuir com as comunidades em que atua. Saber que fizemos parte de uma obra tão grandiosa e que proporcionará ensino de qualidade para tantos jovens é muito gratificante. Já estamos ansiosos para conferir o que cada um deles achará da nova estrutura”, afirma o gerente dos Complexos Ventos do Piauí e Ventos do Araripe, Pedro Júnior.

Da redação / portalcidadesemfoco@gmail.com

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais