30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Escolas já registraram pelo menos 700 casos de covid no Piauí, diz levantamento

Aulas / Foto: Divulgação / Seduc-PI

Ao menos 31 estabelecimentos de educação de todo Piauí notificaram pelo menos 700 casos de covid-19 entre alunos, professores ou demais funcionários, como revelam informações do Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (Sivisa) disponíveis até a última segunda-feira (7).

A plataforma ainda destaca que, dos 613 estabelecimentos cadastrados, apenas 308 haviam conseguido, até aquela data, a aprovação dos seus planos para a retomada das atividades presenciais para o ano letivo de 2022. Essas informações foram discutidas pelo Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) na última terça-feira (8).

Na ocasião, o órgão encaminhou recomendações ao Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE-PI), alertando para necessidade de maior fiscalização e do acompanhamento do cadastramento dos estabelecimentos de ensino no Sivisa, observando que a aprovação dos protocolos é condição obrigatória para o funcionamento dos estabelecimentos dos mesmos.

Em Teresina

Equipes da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS) já haviam notificado, até a última quinta-feira (10), 17 escolas de Teresina que descumpriam as normas técnicas do protocolo contra a Covid-19, como a não suspensão de turmas quando há casos confirmados.

De acordo com o órgão, das 33 fiscalizações, oito foram de rotina para liberação de licença sanitária e 25 foram solicitações decorrentes de denúncias.

“A maioria das denúncias tem sido relacionadas a não suspensão de turmas mesmo após dois ou mais alunos testarem positivo ou salas de aula aglomeradas, com ocupação maior do que a máxima permitida”, explica gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela.

Larisse Portela ressalta ainda que estão sendo fiscalizadas escolas, faculdades, cursos técnicos e outras instituições tanto da rede pública como particular.

A gerente acrescenta também que a população pode formalizar denúncias à Vigilância Sanitária através do telefone: 3215-9102, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e pede atenção da população em relação a Norma Técnica com as medidas de segurança que as escolas devem seguir.

 “Qualquer descumprimento a essa normativa pode trazer riscos a alunos e trabalhadores da educação, como o fato de a direção não suspender as turmas de alunos em que dois ou mais testem positivo num intervalo de sete dias, salas com ocupação maior que a capacidade, ausência de disponibilização de álcool em pontos estratégicos pelo ambiente escolar”, alerta Larisse Portela.

Breno Moreno (Com informações da FMS)  

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais