25.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

“Está tudo harmônico”, afirma Rafael Fonteles sobre eleição na Alepi

Rafael Fonteles - Foto: Paula Sampaio

O governador Rafael Fonteles (PT) garantiu nesta segunda-feira (30) que não há racha na base aliada da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entre PT e MDB, siglas que pleiteiam a presidência da Casa para os próximos quatro anos, em eleição que acontece na quarta-feira, 01 de fevereiro.

Em entrevista, Rafael Fonteles ressaltou que o presidente da Assembleia Legislativa não pode ser um representante do Governo dentro do Legislativo, mas, sim, um representante do próprio poder. Ele também citou a oposição, destacando que o acordo feito para à presidência também os contempla.

“Não estou sabendo de nenhuma disputa, então, não posso me manifestar. Está tudo harmônico entre os partidos da base, o PT, o MDB, o Solidariedade, incluindo a oposição, como tem que acontecer, pois o presidente é o presidente do Poder, não é um representante do governo, claro que é sempre bom que haja uma harmonia com o Executivo, pois a nossa base é majoritaria. Mas está tudo muito tranquilo e harmônico na eleição da Assembleia”, declarou.

Em dezembro, líderes do PT e MDB formaram um acordo para o deputado petista Franzé Silva (PT) assuma a presidência da Casa no primeiro biênio, nos anos de 2023 e 2024, e o deputado Severo Eulálio (MDB) assuma no segundo biênio, nos anos de 2025 e 2026.

O acordo já certo, no entanto, tem dado sinais de ruptura. Foi confirmado ao portal Cidade Verde que deputados petistas querem pleitear à presidência da Alepi também no segundo biênio. Os dois principais nomes colocados são do deputado Fàbio Novo e Flávio Nogueira Júnior.

Sobre a questão da eleição da em específico, Rafael Fonteles disse não ter conhecimento acerca de disputa na base e afirmou que a eleição acontecerá de forma tranquila para a base do governo.

“Nessa questão específica da eleição da Assembleia, pelo menos o que tenho escutado é de que há todo um entendimento e não devemos ter nenhuma desarmonia na nossa base aliada, o que me deixa muito feliz, pois é sinal que ao longo dos quatro anos teremos parlamentares que conhecem e respeitam a casa, sabem da independência que o legislativo tem em relação ao executivo, mas também sabem da harmonia que os poderes tem que ter entre si. Não tenho dúvida de que a eleição feita na Assembleia será feita na Assembleia pelos parlamentares será uma escolha boa com toda a casa, inclusive com a oposição”, disse.

As declarações do governador foram dadas durante entrevista em uma visita que fez nesta manhã no polo industrial. Em seguida ele também fará uma visita à sede da Fiepi.

Fonte:  Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais