30.3 C
Piauí
16 de janeiro de 2022
Cidades em Foco
Economia Geral

Estado tem aumento de 42% no índice de exportações

balança comercial piauiense registrou, de janeiro a abril de 2015, um aumento significativo no índice de exportações em relação ao mesmo período de 2014, tendo o volume exportado de US$ 44.416, 245. O valor representa um aumento em 42%, quando comparado ao ano anterior, que foi de US$ 59.678, 802. Os dados foram apresentados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

De acordo com o economista da Sedet, Reginaldo Lima, até abril deste ano, atingiu-se cerca de 75% de toda a exportação efetuada em todo o ano de 2014. “Se continuar nessa média, até o final de junho será ultrapassado o valor de 2014 por completo, principalmente por conta da comercialização da soja”, ressalta.

A Sedet espera que haja um aumento progressivo da balança comercial em virtude da exportação da soja, uma vez que a colheita terminou agora e já vai começar a ser comercializada. Sendo assim, à medida que ela vai sendo vendida, a balança comercial vai expandindo. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho, a expectativa é que 2015 seja um ano bastante produtivo. “A soja vai fomentar a exportação com essas vendas para o mercado exterior”, afirma.

Os produtos que mais se destacam na exportação do Piauí são as ceras vegetais, soja, algodão e mel natural, que juntas somam quase 95% de todo o total das exportações do Piauí. Os principais destino das exportações são China, Estados Unidos, França, Japão, Alemanha, Vietnã, Itália, Bélgica e Egito.

Cidade

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais