21 C
Piauí
18 de agosto de 2019
Cidades em Foco
Geral Internacional

Estados do Nordeste vão criar consórcio para reduzir gastos; veja os detalhes

Nove estados da região Nordeste pretendem se unir num consórcio para unificar e baratear a aquisição de materiais, compartilhar tecnologias e gestão e propor integração de quadros de profissionais na atuação em frentes como saúde, segurança e educação. Segundo o Estadão, um protocolo de intenções vai ser assinado na próxima quinta-feira (14) no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão.

De acordo com reportagem do Estadão, a medida deve ajudar governadores a poupar recursos e lidar com a falta de espaço no orçamento para realizar novos concursos e suprir as deficiências de pessoal.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), explica que a iniciativa traz “ganho de escala” às aquisições e terá como resultado a economia de recursos para todos os Estados que integram o grupo. Insumos da área de saúde, por exemplo, são comercializados em dólar, e a ampliação no volume das encomendas vai dar ao consórcio maior poder de barganha para negociar descontos.

“O Nordeste é uma região do Brasil com um PIB maior que 150 países do mundo. E um potencial de crescimento gigante”, afirma Dias. Segundo ele, outros serviços poderão ser melhor prestados com custo menor, como segurança, saúde e educação.

Fonte: Estadão

Notícias relacionadas

Governo propõe na LDO salário mínimo de R$ 946 em 2017

Junior Oliveira

Prefeito GD consegue recursos e vai investir mais de R$ 1 milhão na iluminação de Jacobina do Piauí

Junior Oliveira

Deputado piauiense quer multar pais de alunos que faltarem reuniões escolares

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais