24 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Estudante do ensino médio no interior do Piauí recebe prêmio internacional em Feira Científica

Aluno do 3º ano da Escola Técnica Pública Estadual, João Victor Silva Pereira, do município de Campo Maior, recebeu um prêmio internacional na V Expo Nacional MILSET Brasil, com o projeto ‘Perfil do Transtorno Mental Comum em Alunos Ingressos no CETI Candido Borges em Campo Maior-PI’. O evento reuniu diversas categorias internacionais de ensino e aconteceu nos dias 29, 30, 31 de maio e 1° de junho em Fortaleza, Ceará.

Dez projetos brasileiros foram escolhidos para formar a delegação brasileira e do Piauí, a cidade Campo Maior foi contemplada. O estudante piauiense disse que se sentiu honrado em representar o estado em uma feira internacional, pois concorreu com pessoas de projetos de altos níveis do Brasil e de várias partes do mundo.

“É muito gratificante. Eu não esperava, confesso. Ainda estou em estado de emoção. Além de ser o único a carregar o nome do meu estado em uma feira onde se encontravam tantos lugares e pessoas com projetos diferentes e grandiosos, saber que sou o representante do meu Piauí no mundo é sem dúvida muito gratificante” disse o estudante.

O Mouvement International pour le Loisir Scientifique et Technique (MILSET) reuniu mais de 120 projetos nacionais e internacionais com premiações de credenciamento. O trabalho do João Victor foi o único que representou o Piauí na exposição. O estudante conta que foi desafiador e que seu projeto representará o país em Abu Dhabi, na ESI MUNDI ÁSIA, em 2019.

O evento é como se fosse uma Copa, acontece a cada dois anos em lugares diferentes do mundo e só os melhores tem o privilégio de participar. É de extrema importância pra o Piauí, por que vai estar lá uma única pessoa representando o Estado. De Campo Maior pra Ásia, agora é uma conquista tremenda pra mim”, falou João Victor.

O projeto do estudante recebeu o apoio de professores e profissionais da área da saúde, o que garantiu maior consistência a sua pesquisa. “Eu tive auxilio do Centro de Valorização a Vida (CVV), psicanalistas, assistentes sociais e a minha professora orientadora e enfermeira, Silvana Orsano. Então todo mundo trabalhou em união para que desse tudo certo. Eu entrei com a pesquisa de dados e eles com as intervenções ” contou João.

A professora Silvana Orsano se disse orgulhosa da conquista do aluno, mas lamentou a falta de reconhecimento que o prêmio tem no estado. “Nós fomos premiados e pra mim é uma honra, quando eu, como professora, levo um aluno do Estado para feiras como esta e levar a nossa bandeira para o exterior, pois somos os únicos a representar o Piauí. Ficamos felizes, porém é uma pena não termos reconhecimento para uma premiação tão honrosa. Precisamos de quem valorize nosso Piauí”, disse a professora, bióloga e enfermeira Silvana Orsano.

O Mouvement International pour le Loisir Scientifique et Technique (MILSET) é uma organização não-governamental que busca desenvolver a cultura científica entre jovens através da organização de programas de ciência-e-tecnologia, incluindo feiras de ciência, campos de ciência, congressos entre outras atividades. As premiações vão desde notebooks e computadores até bolsas de estudos internacionais.

Preparativos para o Enem

João Victor está cursando o 3º ano do Ensino Médio e pretende fazer vestibular para o curso de Direito. O aluno estuda de segunda à sábado, durante o dia inteiro, das 7h às 16h 20 com aulas para o Ensino Médio e em Técnico de Enfermagem e aos domingos somente pela manhã com aulas específicas para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Fonte: Fala Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais