24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPolícia

Estudantes denunciam falta de material em clínicas odontológicas da UFPI

Foto: Adriana Magalhães/Cidadeverde.com

Estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fecharam a entrada principal do campus Petrônio Portela, no bairro Ininga, zona Leste de Teresina, na manhã desta segunda-feira (22).

Os acadêmicos reivindicam a compra de material para as clínicas odontológicas. As clínicas são utilizadas pelos alunos do terceiro ao nono período do curso para atender a comunidade em geral.

“Está faltando material básico. Não temos pasta profilática, não temos material para detectar a placa dentária, tá faltando tudo, explicou a acadêmica Raynara Kaline, 25 anos, aluna do sétimo período de Odontologia e uma das organizadoras da manifestação.

Segundo os estudantes, uma comissão já foi recebida pelo reitor da Ufpi Gildásio Guedes. ” Eles prometeram comprar material. Prometeram até usar o cartão corporativo, mas até agora nada”, explicou Raynara Kaline.

Os professores das clínicas de odontologia estão preocupados com a situação. “Nossos professores já disseram que esse mês e o próximo não existe condicionado de atender pacientes”, desabafa a acadêmica.

Segundo Raymi Leitão, 20 anos, estudante do 6º período de Odontologia, a falta de material é um problema antigo do curso. Fizemos uma pesquisa entre os estudantes e mais de 80% já deixaram de atender pacientes por falta de material na Odonto Ufpi. Nossa clínica é referência no atendimento de Odontopediatria. Aqui realizamos desde procedimentos simples, como profilaxia, até casos mais complexos como periodontia e implantes”, explica Raime Leitão.

A realidade sócio-economica dos acadêmicos de Odontologia impede que os próprios estudantes custeiem a compra de alguns materiais. ” Fizemos uma pesquisa e 53% dos acadêmicos têm renda familiar de um a três salários mínimos; 54% dependem do transporte público para chegar na UFPI. A realidade sócio-economica do acadêmicos de Odontologia está fora do imaginário de muitas pessoas. Por isso, nós não temos condições de comprar esses materiais para o atendimento dos pacientes. Se a Ufpi não comprar esses materiais básicos para o atendimento nós não temos condições de receber os pacientes na Odonto Ufpi”, desabafa o acadêmico.

Por meio de nota, a administração da UFPI informou que já adotou medidas para a compra dos materiais e que a entrega deve acontecer na terça-feira.

Confira a íntegra da nota da UFPI:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que a indisponibilidade de insumos para as  Clínicas Odontológicas se dá por atraso no processo de compra desses materiais, que foi demandado pelo Departamento de Odontologia à Administração Superior da UFPI.

Para agilizar a aquisição dos insumos, a Pró-Reitoria de Planejamento adotou medidas para a compra emergencial dos materiais, que têm previsão de entrega nesta terça (23/05).

A aquisição emergencial ocorre paralelo ao processo licitatório, que será executado pela Administração Superior a partir da regularização dos pedidos de compra pelo Departamento.

O tema foi dialogado em reunião, nesta segunda (22), entre a Administração Superior e alunos de Odontologia, para explicar o processo de compras dos materiais.

Fonte: Flash Adriana Magalhães / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais