25.4 C
Piauí
27 de junho de 2022
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral Picos

Estudantes do IFPI de Picos realizam manifestação contra cortes na educação

Foto: Divulgação/ Comissão Organizadora

Na manhã desta quinta-feira (09) estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus de Picos, realizaram uma manifestação contra cortes no orçamento das instituições federais. O ato unificado foi iniciado na Praça Félix Pacheco e percorreu o centro da cidade. 

Os alunos munidos de cartazes reivindicam o direito constitucional a uma educação de qualidade.

A organizadora da manifestação, Kesia Pereira, destacou que o corte no orçamento do IFPI já chega a 44,76%.

“É uma parceria com movimentos estudantis de outros estados do Brasil. Essa marcha foi marcada nacionalmente porque a área da Educação é uma que mais sofre com a questão de cortes no Governo Bolsonaro. Já são 44,76% a menos com o orçamento. Isso é preocupante porque muitas instituições podem fechar, especialmente para os estudantes que buscam melhorar de vida”, disse Kesia Pereira. 

Kesia Pereira | Foto: Julia Borges/TV Cidade Verde

A estudante do IFPI, Augusta Nobre, lamentou o pagamento de impostos que não revertidos na Educação.

“Isso é um retrocesso pra gente porque é um direito garantido por Lei, pela Constituição de 1988 que concede o Direito à Educação. Nossos pais, a sociedade pagam impostos que deveriam ser refletidos na nossa vida. Eu sei que o país está em crise, mas a Educação é super importante”, frisou Augusta Nobre.

Após dois anos de pandemia com ensino remoto, a estudante Jaqueline Rocha ressalta que a comunidade do IFPI agora convive com a escassez de recursos.

“Estamos reivindicando o nosso direito a ter uma educação de qualidade. Saímos de dois anos de pandemia com ensino remoto e assim como eu sonhava entrar no Instituto Federal. Nos preparamos e passamos para ter uma educação de qualidade e estamos entrando no Campus que diante dos cortes estamos tendo prejuízos”, pontuou a estudante.

Foto: Julia Borges/TV Cidade Verde

A manifestação realizada pelos estudantes em Picos é um ato que também está acontecendo em vários Estados do Brasil.

 

Foto: Julia Borges/TV Cidade Verde

Paula Monize
paulamonize@cidadeverde.com

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais