28.9 C
Piauí
12 de novembro de 2019
Cidades em Foco
Geral Internacional

‘Eu não conheço nenhum município pequeno que não melhorou a sua infraestrutura’, diz Júlio César

O deputado federal Júlio Cesar (PSD), conhecido pela defesa da municipalidade, se pronunciou na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília –  DF, sobre a proposta do Governo Federal, através do ministro da Economia, Paulo Guedes, de extinguir 1.200 municípios, encaminhada ao  Conngresso  Nacional. Ele relatou que a criação dos novos municípios desde 1991 acompanhou o crescimento da população brasileira, que naquela época era de 157 milhões e na atualidade é de 2010 milhões, segundo estimativa recente do IBGE.

O deputado alegou que a gestão municipal foi descentralizada após a criação dos novos municípios. “Eu não conheço nenhum município pequeno que não melhorou a sua infraestrutura, as condições de vida de cada homem, de cada mulher que lá existem”, comentou.

Enquanto o Piauí perderia em torno de 70 municípios caso a proposta fosse aprovada no Congresso Nacional, o prejuízo seria maior para estados mais ricos e populosos do  Brasil. O deputado fez a relação durante o seu pronunciamento: o Rio Grande do Sul perderia 231 municípios; Minas Gerais, 231 municípios; São Paulo, 143; Paraná, 102, e Santa Catarina, 106.

“Então, a região que mais vai perder é a região rica. Para se ter uma ideia, o Norte criou apenas 69 municípios, o Nordeste, 228, o Centro-Oeste, 135; o Sudeste vai perder 375 municípios, e o Sul é o que mais perde, 439 municípios, então essa ação é maléfica para o Pacto Federativo”, comentou.

Júlio César lembrou que é o único deputado federal pelo Piauí que foi prefeito (de Guadalupe, em 1988), portanto defende a revisão do Pacto Federativo.  “Eu faço um apelo ao ministro da Economia, isso não é economia, é centralizar a administração pública, e essa descentralização tem ajudado muito a melhorar a vida do provo brasileiro”, declarou.

Fonte: Folha Atual

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais