29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosPolítica

Ex-prefeito José Néri bate o pé e garante que PTB não faz coligação proporcional com PSD

Faltando pouco menos de cinco meses para as eleições municipais, começam a surgir às primeiras arestas na base de apoio ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), que concorrerá à reeleição. O problema diz respeito às coligações proporcionais, já que a maioria dos partidos da base governista não quer fazer coligação com o PSD.
O primeiro a bater o pé e garantir que não fará coligação com o PSD foi o PTB. A afirmação partiu do ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa, que é um dos líderes dos trabalhistas.
Segundo José Néri de Sousa, o PTB está disposto a celebrar coligações proporcionais com os demais partidos da base aliada, menos com o PSD. “Já está decidido! Não faremos coligação com o PSD! Devemos marchar com o PMDB, PT e outras siglas que quiserem se coligar conosco” – adiantou o ex-prefeito.
A decisão de Néri em não aceitar essa coligação seria para preservar as chances de vitória dos candidatos do seu partido. O PSD, que nas eleições de 2012 não elegeu nenhum vereador, conta atualmente com três parlamentares e todos são candidatos à reeleição. Para os petebistas, marchar junto com eles seria uma disputa desleal.
A bancada do PTB na Câmara Municipal de Picos é formada atualmente por três vereadores. Simão Carvalho Filho, vice-presidente da mesa diretora; Filomeno Portela Richard Neto, que era do PMDB e Antônio Evandro Reis Antão, eleito em 2012 pelo PTB.
O ex-prefeito José Néri de Sousa ressalta que a intenção do PTB é eleger uma bancada forte para a Câmara Municipal de Picos. Para tanto, deve lançar vários candidatos a vereador. Como acredita que o PSD terá apenas três postulantes, justamente os vereadores, não tem sentido o PTB fazer uma coligação com a legenda, que, teoricamente, tem candidatos com maior densidade eleitoral.
O Partido Social Democrático (PSD) é presidido em Picos pelo secretário municipal do Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cláudio Galeno de Araújo. Ele é irmão do empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, um dos nomes cotados para concorrer à Prefeitura de Picos caso a candidatura à reeleição do Padre Walmir (PT) não decole.
Fonte: Jornal Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais