26.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Ex-prefeito Ricardo declara apoio à prefeita Maria José em Santana do Piauí

Após quase três anos de trocas de acusações e ataques na mídia e  redes sociais, o ex-prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves (PMDB), declarou apoio a atual prefeita, Maria José de Sousa Moura (Progressistas). Agora os dois seguem unidos em um só grupo nas eleições municipais de 2020.

Na última eleição, Ricardo Gonçalves que concorria à reeleição, foi derrotado, ficando em segundo lugar no pleito com 1.418 votos (45,20%). Seu adversário, o candidato Francisco Raimundo de Moura, o Chico Borges (PTB), foi eleito com 1.427 votos (45,49%).

Chico Borges faleceu em um acidente de carro antes de assumir o mandato no dia primeiro de janeiro de 2017. Maria José, que foi vice na chapa vencedora, assumiu o cargo em um cenário político de incertezas e insegurança sob forte oposição do grupo político liderado na época por Ricardo Gonçalves.

Pedido de Cassação

A coligação “A vitória que o povo quer” (MDB, PST e PT) encabeçada pelo ex-prefeito chegou a interpor recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TER) pedindo a cassação do mandado da prefeita, Maria José, alegando abuso de poder econômico e abuso de poder político/autoridade.

Em 18 de setembro de 2017, em primeira instância, o juiz da 62ª zona eleitoral, com sede em Picos, José Airton Medeiros de Sousa, negou o pedido de cassação. No entanto, a colição emcabeçada por Ricvardo recorreu da decisão e impetrou um novo recurso junto ao TRE-PI.

O procurador Regional Regional Eleitoral substituto, Alexandre Assunção e Silva, no dia 19 de fevereiro emitiu parecer manifestando desprovimento do recurso em decorrência do falecimento do investigado/ recorrido Francisco Raimundo de Moura.  E no dia 20 de março de 2018 julgou improcedente o recurso de reforma de decisão que pedia a cassação do mandato da prefeita.

Acordo

Após a derrota nas urnas o grupo de oposição se “dispersou”, lideranças políticas e vereadores aderiram ao grupo da prefeita Maria José. Os vereadores Antônio de Hercília (MDB), presidente do Poder Legislativo, Marcos Vinícius (MDB), vice-presidente, e Egivan Miguel, o Bodó (MDB), foram os últimos a declarar apoio a atual mandatária.

O enfraquecimento do político de oposição teria sido um dos motivos da adesão do ex-prefeito. Nos bastidores da política santanense fala-se também que a adesão faz parte de um acordo visando a aprovação das contas do ex-gestor referentes ao exercício de 2013.

As contas foram analisadas e julgadas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A próxima etapa do processo compete a apreciação da Câmara Municipal de Vereadores de Santana, onde a prefeita tem maioria.

Fonte: Raí Jr – Riachaonet

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais