26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSanta Cruz do Piauí

Ex-prefeito Santino Xavier pede cassação do mandato do prefeito de Santa Cruz do PI

O médico Santino Xavier Filho (PRTB), candidato derrotado nas eleições de outubro de 2016, ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito de Santa Cruz do Piauí, Francisco Barroso de Carvalho Neto (PTB) e o vice, Francisco Geneval Gonçalves, o Nego de Boza (PTB).

Na ação, Santino Xavier Filho acusa o prefeito Barroso Neto (PTB) de captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos; abuso de poder econômico, abuso de poder político/autoridade. E pede a cassação do diploma, do registro e declaração de inelegibilidade do gestor, além da aplicação de multa.

A Ação foi protocolada no dia 9 de dezembro de 2016 na 66ª zona eleitoral e, será julgada em primeira instância pelo juiz Clayton Rodrigues de Moura Silva. O processo está tramitando e algumas diligências já foram realizadas e os acusados citados para apresentarem defesa.

Eleição

Candidato pela coligação “A mudança que o povo quer”, formada pelos partidos do PTB e PP, Francisco Barroso de Carvalho Neto (PTB) foi eleito prefeito de Santa Cruz do Piauí em 2 de outubro do ano passado. Ele obteve 2.414 votos, equivalente a 53,78% dos votos válidos.

O então prefeito, médico Santino Xavier Filho (PRTB), concorreu à reeleição pela coligação “Para Santa Cruz continuar crescendo”, composta pelos partidos PRTB, PSB e PT e não obteve êxito nas urnas. Ele conseguiu 2.075 votos, ou seja, 46,22% dos votos válidos.

Fonte:JP Online

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais