24.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Exército faz inspeção na PM e revela que falta de homens compromete ações

Inspeção do Exército na Polícia Militar do Piauí constatou a necessidade de reforço no efetivo da corporação, principalmente no batalhão do Corpo de Bombeiros. Segundo o general Cunha Matos, da 10ª região, responsável pelo trabalho do Exército no Piauí e no Ceará, o efetivo militar local está comprometido.

“A gente considera que pelo menos 50% da força prevista deve estar presente e isso acontece na Polícia Militar quase no limite. Nos Bombeiros a força existente hoje é de apenas 20% do  previsto”, relatou o general Cunha Matos.

O déficit, segundo o comandante, estaria limitando a atuação da instituição.”O número de policiais militares e bombeiros militares existente em relação ao previsto é realmente baixo, principalmente do Corpo de Bombeiros. Orientamos que a recomposição do efetivo seja sempre uma prioridade”, alertou.

Uma das causas do baixo efetivo é a falta de reposição frente ao desligamento de outros profissionais, como aposentadorias. “Os policiais vão se aposentando e a gente precisa repor esse efetivo nos postos mais jovens, principalmente de cabos e soldados”, disse.

O secretário de segurança participou da inspeção e disse que tem trabalhado para aumentar os efetivos das polícias do estado. “No caso da PM, é aquela mesma história do efetivo previsto de 11.300 e o existente de 6 mil. A gente tem lutado para melhorar o efetivo da Polícia Militar e da Policia Civil. Na Civil já tem um concurso e agora vamos solicitar para o governador um concurso pra PM com mil vagas. O Corpo de Bombeiros está terminando uma formação”, disse.

Abreu disse que se o governador autorizar, faz o concurso da PM imediatamente. “Ele autorizando eu faço de imediato”, disse.

Sobre a inspeção, o secretário disse que é um ato normal do Exército e que todos os dados foram repassados.

“É uma inspeção de rotina, na verdade é uma visita. Apresentamos todos os dados ao general”, declarou.

O general visitou a sede do Quartel do Comando Geral, onde foi recebido pelo comandante da PM, Lindomar Castilho. Segundo o comandante do Piauí, em informações divulgadas no site da PM, é de importância a manutenção da cooperação que existe com relação a armamento, instrução, carreira e demais demandas afins entre as Instituições.

“Precisamos manter viva a motivação do efetivo para que haja eficácia no serviço prestado pela instituição, e que isto deve ser uma preocupação tanto com relação àqueles vocacionados à carreira policial militar quanto aos que buscam nela um emprego, mas podem exercê-la com zelo e dedicação”, disse.

O comandante da 10ª região esteve nesta sexta-feira (28) em Teresina fazendo um balanço de atuação da instituição na região. A reunião aconteceu no Hotel de Trânsito  de Oficiais e contou com a presença de parlamentares federais.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais