25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Fazenda nega novos boatos de confisco da Poupança; Entenda!

Voltaram a circular no Piauí áudios que afirmam que as poupanças dos brasileiros serão confiscadas. Desta vez, a data seria no próximo dia 18 de janeiro (segunda-feira). Como esta já é a terceira vez que esses boatos surgem no Estado, a coluna Economia & Negócios, do Cidadeverde.com, entrou em contato diretamente com a Assessoria de Comunicação do Ministério da Fazenda, que reiterou a afirmação de que tudo não passa de trote e “terrorismo”. Dessa vez, os áudios repassados via WhatsApp são ainda mais ousados e anunciam até mesmo uma guerra civil com a utilização de armas encontradas na Amazônia. O terrorismo é tanto, que é pedido aos brasileiros que estoquem comida e petróleo!

Veja alguns trechos dos áudios:

“A coisa não tá boa e vai ficar pior, começou dia 1°. Vai faltar combustível e comida. As refinarias estão paradas desde o dia 1°. Dilma falou que não precisa ‘dos caminhão’, agora vamos ver como ela vai fazer. Ela mexeu com a maior potência do Brasil que é o transporte rodoviário. Vai faltar combustível e comida e é rápido”.

“Uma pessoa dos Estados Unidos me avisou que é para tirar todo o dinheiro dos bancos porque dia 18 vai ter o saqueamento dos bancos, até poupança salário. Mandou tirar tudo. Foi a chefe do Banco do Brasil dos Estados Unidos que avisou. O governo vai trancar tudo, petróleo e comida. Ninguém vai comprar nem vender. Na mata Amazônia descobriram muito armamento e vai ter uma guerra”.

“Dia 15, a Dilma vai pegar todo o dinheiro do Banco, igual Collor fez. Descobriram 30 mil armas na Amazônia. Está para estourar uma guerra civil. Caminhoneiros estão parados desde o dia 1º. É bom guardarem bastante comida. Estará tudo paralisado para tirar Dilma, mas a mídia não está mostrando para não assustar a população”.

Por telefone, o Ministério da Fazenda explicou que esses boatos são comuns no início do ano e que confirma o comunicado enviado em 17 de fevereiro do ano passado, de que as informações não têm fundamento.

Veja aqui a nota oficial do Ministério da Fazenda.

Desde o primeiro boato, que inclusive foi investigado pela Polícia Federal, especialistas foram ouvidos sobre o assunto descartam totalmente a possibilidade. Eles afirmam que a situação é diferente da época de Collor, e a Constituição agora proíbe qualquer confisco. A Constituição é de 1988, a mesma do governo Collor, mas foi feita uma Emenda em 2001 que proibiu essa prática. Emenda é a forma pela qual a Constituição pode ser alterada legalmente. Veja os motivos citados pelos especialistas para desmintir o fato:

– A Constituição proíbe confiscos
– Se a lei fosse mudada, demoraria e ninguém seria pego de surpresa
– A Justiça julgaria qualquer confisco inconstitucional
– Um confisco poderia acontecer só numa ditadura

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais