22.5 C
Piauí
14 de agosto de 2020
Cidades em Foco
Educação Geral Pernambuco em Foco

Festival online discute presente e futuro dos direitos da pessoa com deficiência

No Brasil, milhões de pessoas ainda buscam a plena inclusão na sociedade: elas têm dificuldades para se locomover nas ruas, para fazer compras, para usar o transporte público e ainda enfrentam o preconceito. Nesta quarta-feira (01 de julho), o  Festival Online Mulheres de Visão  terá sua  terceira live nas plataformas digitais e  abordará o tema:  Presente e Futuro dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social; constituindo um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por isso, deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público.
O Festival Online Mulheres de Visão, organizado pela Escola Comradio e pelo Instituto ILEVE, chegou justamente para discutir os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência.  A iniciativa faz parte do projeto Mulheres de Visão, que desde o ano passado até 2022, oferece a 40 mulheres cegas ou de baixa visão, formação em políticas públicas de inclusão, cooperativismo, comunicação, empreendedorismo social e entrega de planos de negócios.
Perfil dos palestrantes
Na edição de quarta-feira o Festival terá como palestrantes: a pedagoga Telma Nantes de Matos e o advogado Joaquim Santana Neto. Telma Nantes de Matos é pedagoga, especialista em metodologia do atendimento especializado para as pessoas com deficiência, ativista atuante na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Hoje ela é também conselheira titular do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representando a Organização Nacional de Cegos do Brasil. Telma também é diretora do Ismac – Instituto Sul Mato-grossense para cegos Florivaldo Vargas e conselheira titular do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do  Mato Grosso do Sul.
O advogado Joaquim Santana Neto, foi Representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília – DF, como Conselheiro Titular, no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE, de 2011 a 2018. É o atual presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-Piauí, e também exerce o cargo de Secretário Geral da Comissão Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Conselho Federal da OAB. O mediador dessa edição do Festival, será o professor e jornalista Chico Costa, ex-presidente da ACEP, Associação dos Cegos do Piauí.
        Inscrições
As inscrições para o I Festival Online Mulheres de Visão continuam abertas. Os 10 encontros online, terão 20 palestrantes com 40 horas de duração, sempre às quartas no horário das 19h. Os encontros virtuais podem ser vistos pelo youtube (mulheres de visão) e pelo Facebook (prjmulheresdevisao). As inscrições possibilitam a retirada de um certificado no término do Festival e podem ser feitas gratuitamente no link: http://abre.ai/bhbv
CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais